
A Aliança Atlântica manifestou hoje sua indignação em relação ao “comportamento cada vez mais imprudente” da Rússia, após uma recente violação do espaço aéreo de um dos países membros da organização político-militar, alertando Moscovo de que tomará medidas em resposta a qualquer transgressão.
Em um comunicado, o Conselho do Atlântico Norte, que faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), afirmou que a recente violação, ocorrida na Estônia, “integra um padrão de conduta cada vez mais imprudente” por parte da Rússia.
Logo após a divulgação do comunicado, Mark Rutte, secretário-geral da NATO, fez uma declaração à imprensa no quartel-general da organização em Bruxelas (Bélgica), advertindo que a aliança “não deseja que a Rússia persista neste caminho arriscado, intencionalmente ou não” e que a Aliança Atlântica “está pronta para agir conforme necessário quando há risco de violação”.
Apesar de suas declarações, Mark Rutte optou por não responder a perguntas dos repórteres sobre a possibilidade de que aeronaves da NATO possam interceptar aviões russos que cruzem o espaço aéreo dos países membros da aliança.
Quando indagado se as forças aéreas dos países da NATO estariam “preparadas para dissuadir a Rússia”, Mark Rutte confirmou: “Certamente que sim.”
“Nós não somos ingênuos, compreendemos o que está acontecendo e se não é intencional, então trata-se de incompetência”, comentou o secretário-geral da NATO.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados