
Rui Marques, criador da Forum Estudante e de várias outras iniciativas com relevância social, acaba de ser eleito como o novo presidente do Conselho Geral do Politécnico de Setúbal (IPS), após ser escolhido entre oito destacados membros externos que também tomaram posse.
Atualmente, Rui Marques lidera o Relational Lab e o Programa de Educação Relacional, assumindo a presidência do Conselho Geral do IPS para o período de 2025 a 2029, uma função que considera “uma grande honra e um desafio”.
«Todos os integrantes deste órgão são convocados a dar-se à comunidade académica, demonstrando a disposição de contribuir com o melhor que cada um pode oferecer, em prol do bem coletivo. Farei o possível para garantir que o IPS atinja, com excelência, a sua importante missão», afirma.
Rui Marques possui formação em Medicina, um mestrado em Ciências da Comunicação e um doutorado em Sociologia Económica e das Organizações. Fundou organizações como a CAIS – Círculo de Apoio à Integração de Pessoas Sem-abrigo, a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, o IPAV – Instituto Padre António Vieira e a Academia de Líderes Ubuntu. Também atuou como Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e foi Coordenador Nacional do Programa Escolhas.
O Conselho Geral do IPS é constituído por 29 membros, incluindo 15 representantes de professores e investigadores, quatro estudantes, dois representantes do pessoal não docente e não investigador, além de oito membros da comunidade externa, escolhidos pelos demais integrantes devido ao seu conhecimento e experiência relevantes para a instituição.
Além de Rui Marques, o Conselho Geral do IPS conta com sete outros renomados profissionais externos, como Ana Maria Bettencourt, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação e da Comissão Instaladora da ESE/IPS; Francisco Alves Rito, diretor do jornal “O Setubalense”; João Diegues, coordenador da Unidade de Saúde Pública (USP) da Arrábida; José Fialho, presidente da administração da Simarsul; Maria da Luz Penedos, diretora-geral da Capgemini Engineering Portugal e Tunísia; Nuno Maia, diretor-geral da AISET; e Sérgio Faias, presidente da administração da Docapesca.
Entre as diversas responsabilidades do Conselho Geral, destaca-se a organização do processo eleitoral e a escolha do presidente do IPS; a avaliação das atividades do presidente do IPS e do Conselho de Gestão; a aprovação dos planos estratégicos de médio prazo e do plano de ação para o quadriénio do presidente do IPS; bem como a definição das diretrizes gerais da instituição em áreas científicas, pedagógicas, financeiras e patrimoniais.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados