cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraNovo programa de capacitação de juízes inicia com titular reconhecendo falhas em avaliações

Novo programa de capacitação de juízes inicia com titular reconhecendo falhas em avaliações

O novo programa de formação para magistrados teve início nesta terça-feira, com uma cerimônia no Centro de Estudos Judiciários (CEJ),
<p>Novo programa de capacitação de juízes inicia com titular reconhecendo falhas em avaliações</p>

O novo programa de formação para magistrados teve início nesta terça-feira, com uma cerimônia no Centro de Estudos Judiciários (CEJ), onde a ministra da Justiça reconheceu falhas nas questões dos testes psicológicos aplicados aos candidatos.

Todas as 181 posições disponíveis para o 42.º concurso de ingresso na formação para os tribunais judiciais e para o 12.º concurso de formação de juízes nos tribunais administrativos e fiscais foram preenchidas.

Embora o início estivesse previsto para outubro, a abertura deste curso ocorreu apenas na última terça-feira, devido a um atraso relacionado com os testes psicológicos, que exigiu uma segunda fase de avaliações.

A ministra da Justiça, ao dar destaque a esse atraso, afirmou que “este evento impactou a vida dos candidatos” e ressaltou a importância de se “analisar isso com seriedade, transparência e um espírito de melhoria contínua”.

Rita Alarcão Júdice também frisou a necessidade de entender as causas do ocorrido, identificar responsáveis e implementar as mudanças requeridas. “O objetivo é claro: prevenir a repetição de situações semelhantes e restabelecer a confiança dos candidatos”, declarou a ministra.

Em conversas com a imprensa após a cerimônia, Rita Alarcão Júdice afirmou que a tutela “não se identifica com aquelas questões”. “Não considero apropriado fazer esse tipo de perguntas a um candidato a magistrado”, acrescentou, sem entrar em detalhes.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Justiça em comunicado, o 42.º Concurso de ingresso no Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Judiciais contou com 150 candidatos aprovados, enquanto o 12.º Concurso para a formação de Juízes nos Tribunais Administrativos e Fiscais registrou 31 candidatos admitidos, totalizando 181.

Ainda nesta terça-feira, antes da cerimônia de abertura do novo curso no CEJ, a ministra da Justiça empossou o novo presidente do Centro de Estudos Judiciários, o juiz desembargador Edgar Taborda Lopes, durante um evento realizado a portas fechadas.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.