
O revolucionário cinto de segurança adaptável da Volvo Cars, que é o pioneiro mundial em ajuste em tempo real para cada indivíduo e situação de condução, foi destacado pela revista ‘TIME’ como uma das Melhores Invenções de 2025.
A lista anual da TIME compila 300 inovações que estão transformando a vida cotidiana e, pela segunda vez consecutiva, a Volvo Cars faz parte dessa seleção, evidenciando seus recentes progressos na segurança automotiva.
Projetado para oferecer proteção ainda mais eficaz aos passageiros, o novo cinto adaptável, que recebe atualizações de software via over-the-air, utiliza sensores internos e externos para se ajustar automaticamente às condições da estrada e às características de cada ocupante, levando em conta altura, peso, formato corporal e posição do banco.
Na prática, o sistema regula a pressão do cinto de acordo com o ocupante e a gravidade do acidente: um passageiro mais robusto, por exemplo, em caso de colisão severa, é submetido a uma pressão maior para diminuir o risco de lesões cranianas, enquanto um ocupante mais leve em um acidente de menor gravidade tem a pressão reduzida, minimizando a possibilidade de fraturas nas costelas.
“Sentimos um enorme orgulho ao ver nosso cinto de segurança adaptável ser reconhecido pela ‘TIME’ como uma das mais significativas invenções do ano. Com este cinto no futuro EX60, estamos utilizando dados em tempo real para nos ajustarmos às situações e ao indivíduo que o está usando — oferecendo uma proteção mais inteligente e personalizada que pode contribuir para a diminuição de lesões”, comentou Åsa Haglund, diretora do Centro de Segurança da Volvo Cars.
Com isso, essa inovação representa um novo marco na trajetória da segurança automotiva — possivelmente o mais relevante desde 1959, quando a Volvo criou o cinto de três pontos e liberou a patente para toda a indústria.
O novo sistema fará sua estreia no Volvo EX60, o próximo SUV totalmente elétrico da marca, que será lançado em janeiro de 2026, e simboliza uma inovação sem precedentes em uma das ferramentas mais vitais para proteção nas estradas. Assim como há 65 anos, quando a Volvo compartilhou sua invenção livremente para salvar vidas, a nova tecnologia também será disponibilizada sem patente exclusiva, reafirmando a dedicação da marca à segurança de todos.
Desenvolvido no Centro de Segurança da Volvo Cars, localizado em Gotemburgo — um laboratório que recentemente celebrou 25 anos de pesquisa em colisões reais — o cinto adaptável é fruto de mais de cinquenta anos de estudos e de uma base de dados incomparável, reunindo informações de mais de 80 mil ocupantes envolvidos em acidentes reais. Essa riqueza de dados permite à Volvo simular, prever e responder a cenários de impacto extremamente complexos, indo além das exigências legais.
O novo cinto integra um ecossistema de segurança totalmente coeso, que combina airbags, sistemas de detecção de ocupantes e assistentes de condução, proporcionando uma proteção contínua e dinâmica. Com as atualizações de software feitas via over-the-air, essa tecnologia continuará a evoluir, tornando-se progressivamente mais inteligente e eficaz com o tempo.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados