cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaOE2026: Fitch projecta déficit, mas confia na “dedicação à responsabilidade financeira

OE2026: Fitch projecta déficit, mas confia na “dedicação à responsabilidade financeira

A Fitch antecipa um saldo negativo de aproximadamente 0,7% do PIB em 2026, em contrapartida à previsão do Governo de
OE2026: Fitch projecta déficit, mas confia na “dedicação à responsabilidade financeira

A Fitch antecipa um saldo negativo de aproximadamente 0,7% do PIB em 2026, em contrapartida à previsão do Governo de um superávit de 0,1%. No entanto, manifestou à Lusa a confiança no “forte comprometimento com a responsabilidade orçamental”.

Segundo a perspectiva da agência de classificação financeira, “a maior obtenção de financiamentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cortes adicionais nos impostos e o crescimento do investimento público contribuirão para o aumento do saldo orçamental”, declarou o analista Utku Bora Geyikci.

Apesar disso, o analista enfatizou que “mesmo com um saldo negativo de 0,7%, a Fitch percebe um sólido comprometimento com a responsabilidade orçamental, com o défice significativamente abaixo da mediana esperada para a classificação A, que é em torno de 3% em 2026”.

Para que seja possível atingir um superávit, seria necessário um “desempenho mais robusto nas receitas e/ou um controle de despesas mais rigoroso do que no cenário base, ou ainda um ambiente macroeconómico mais favorável”.

No mês de setembro, a Fitch elevou o ‘rating’ de Portugal de A- para A, mantendo uma ‘perspectiva’ estável.

Essa decisão foi fundamentada “nos critérios de crédito de médio prazo e na estabilidade política do país, e não em um resultado anual”, salientou o analista, ressaltando que “um plano claro de consolidação oferece uma direção positiva, mas o progresso depende da execução eficaz e de um desempenho contínuo que atenda ou supere as expectativas”, explicou.

O Governo apresentou no parlamento o OE2026, no qual antecipa um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2% neste ano e de 2,3% em 2026.

A administração objetiva alcançar superávits de 0,3% do PIB em 2025 e 0,1% em 2026. Quanto à relação da dívida, propõe uma redução para 90,2% do PIB em 2025 e 87,8% em 2026.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.