cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraOriente Médio. Mortágua convoca mobilização comunitária para forçar Executivo a resguardar frota.

Oriente Médio. Mortágua convoca mobilização comunitária para forçar Executivo a resguardar frota.

A deputada, cujo mandato está atualmente suspenso, declarou que na noite de quarta-feira a flotilha sofreu “11 explosões” que causaram
Oriente Médio. Mortágua convoca mobilização comunitária para forçar Executivo a resguardar frota.

A deputada, cujo mandato está atualmente suspenso, declarou que na noite de quarta-feira a flotilha sofreu “11 explosões” que causaram “danos em quatro embarcações, uma das quais provavelmente irreparável”.

“A operação de ontem à noite não teve apenas a intenção de intimidar esta flotilha, nem se restringiu a uma estratégia de terrorismo psicológico; seu objetivo foi realmente agredir os barcos e causar danos a eles. Os mesmos artefatos explosivos que afetaram os mastros e as velas de quatro embarcações poderiam facilmente ter matado ou ferido qualquer um dos centenas de tripulantes que estavam a bordo”, alertou.

Na visão da coordenadora nacional do BE, o único fator que impede que a flotilha seja alvo “de um ataque mais severo esta noite é a capacidade de mobilização social e dos governos, e essa mobilização já trouxe resultados”.

“Na Itália, onde houve movimentação com greves, o governo italiano repudiou os ataques à flotilha de ontem e enviou um navio da Marinha para, de alguma maneira, proteger e acompanhar a flotilha. Na Espanha, o ministro das Relações Exteriores já se manifestou publicamente contra os ataques a essa flotilha e assegurou que haveria consequências”, apontou.

A bloquista, que participa da flotilha ao lado de mais dois portugueses (a atriz Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte), enfatizou que “atacar uma flotilha humanitária em águas internacionais”, “impedir a chegada de ajuda humanitária à Palestina” e “o genocídio” são crimes sob a legislação internacional.

“Estamos do lado da justiça, Israel não está”, enfatizou.

A flotilha Global Sumud, formada por cerca de 50 embarcações com ativistas, políticos, jornalistas e médicos de mais de 40 países, incluindo a ambientalista sueca Greta Thunberg, é considerada a maior flotilha já organizada até o momento.


Caso tenha uma história para compartilhar sobre irregularidades em sua administração local, preencha
este formulário anônimo.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.