
Os ascensores de Lisboa registraram quatro ocorrências no ano anterior, revelou na quarta-feira a ‘CNN Portugal’. A Carris, por sua vez, confirmou apenas um incidente no Elevador de Santa Justa, ocorrido em 19 de março, momento em que o funcionamento foi prontamente interrompido e o elevador consertado.
Segundo a emissora, diversos operadores expressaram suas preocupações sobre a manutenção dos elevadores de Santa Justa, Glória, Bica e Lavra.
O Elevador da Glória foi palco de duas ocorrências: uma delas foi causada pela quebra do chamado carril z, na curva onde ocorreu a trágica fatalidade da quarta-feira passada, que resultou na morte de 16 pessoas – este é o trilho por onde passa o cabo e o contrapeso, o mesmo local onde recentemente cedeu o ponto de ancoragem. Anteriormente, o elevador havia sofrido uma queda de 50 metros ao iniciar a subida, ocorrendo falhas no cabo de laço e nos freios.
O terceiro evento teve lugar no Elevador de Santa Justa, no final do inverno passado, em decorrência de uma tempestade que atingiu Lisboa: o cabo que conecta a casa das máquinas ficou preso na estrutura e se rompeu – foi necessário resgatar um operador, num momento em que não havia passageiros a bordo.
Por fim, o Elevador do Lavra enfrentou um problema quando o cabo ficou preso por alguns segundos, resultando em uma queda livre de três ou quatro metros. Uma família espanhola estava a bordo, e um dos membros acabou ferido em um braço, sendo atendido no hospital.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados