cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeAmbienteOs recifes de coral podem nutrir milhões se permitirmos sua recuperação.

Os recifes de coral podem nutrir milhões se permitirmos sua recuperação.

Atualmente, a população mundial é de aproximadamente 8,3 bilhões de pessoas, e milhões ainda não têm acesso a alimentos nutritivos
<p>Os recifes de coral podem nutrir milhões se permitirmos sua recuperação.</p>

Atualmente, a população mundial é de aproximadamente 8,3 bilhões de pessoas, e milhões ainda não têm acesso a alimentos nutritivos suficientes. À medida que aumentam as preocupações sobre a segurança alimentar, os cientistas estão explorando alternativas além da terra. Novas pesquisas indicam que os oceanos podem ter um papel muito mais significativo do que se pensava anteriormente. Um grupo de pesquisadores liderado por cientistas do Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical (STRI) no Panamá descobriu que a restauração das populações de peixes de recife de corais pode aumentar consideravelmente a produção sustentável de frutos do mar a cada ano, oferecendo alimento para milhões de pessoas.

A pesquisa revela que muitas populações de peixes de recife foram excessivamente exploradas e estão produzindo muito abaixo de seu potencial a longo prazo. Ao permitir que essas reservas pesqueiras se recuperem, os pesquisadores afirmam que os recifes de corais poderiam ajudar a combater a fome em escala global.

Avaliando o Preço da Sobrepesca

“Nosso estudo quantifica as perdas decorrentes da exploração excessiva das comunidades de peixes de recife em termos de provisão de alimentos e, por sua vez, o que poderia ser ganho ao reconstruir as reservas de peixes de recife e gerenciá-las em níveis sustentáveis,” explica Jessica Zamborain-Mason, professora da Universidade King Abdullah de Ciência e Tecnologia (KAUST) e primeira autora do artigo recentemente publicado na revista PNAS.

De acordo com as descobertas, populações de peixes de recife mais saudáveis poderiam expandir significativamente a oferta de frutos do mar disponíveis para as pessoas, ao mesmo tempo que permanecem dentro de limites sustentáveis.

Aumento de 50% na Oferta Sustentável de Peixes

Os pesquisadores descobriram que os recifes de corais em todo o mundo poderiam elevar a produção sustentável de peixes em quase 50% se as populações de peixes fossem deixadas para se recuperar. Esse aumento poderia resultar em cerca de 20.000 a 162 milhões de porções adicionais de peixes sustentáveis por país a cada ano. Essa quantidade é suficiente para atender às diretrizes de consumo recomendadas de frutos do mar para milhões de pessoas, definido como oito onças por semana por pessoa.

Os maiores ganhos ocorreriam em países que já enfrentam sérios problemas de fome e deficiências de micronutrientes. Regiões na África e no Sudeste Asiático seriam as mais beneficiadas. A Indonésia, em particular, foi identificada como tendo o maior potencial de aumento na oferta alimentar a partir da restauração das pescarias de recife.

A Fome e a Recuperação dos Recifes Estão Interligadas

“Existe uma correlação positiva entre o aumento potencial do número de porções de peixes com a recuperação das reservas e o índice global de fome dos países. Portanto, os países com índices de desnutrição mais altos poderiam se beneficiar mais da recuperação das reservas de peixes de recife,” expressou o cientista do STRI e coautor do estudo, Sean Connolly.

Essa conexão sugere que restaurar as pescarias de recifes poderia proporcionar os maiores benefícios nutricionais onde são mais urgentemente necessários.

Como os Cientistas Estimaram a Recuperação dos Peixes de Recife

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram dados de regiões de recifes de corais ao redor do mundo. O estudo incluiu territórios de países como a República Dominicana, Panamá, Jamaica, Quênia, Maurício, Omã, Madagascar, Filipinas e Indonésia, entre outros.

Usando modelos estatísticos, a equipe estimou as populações atuais de peixes e projetou quanto poderiam aumentar se os recifes sobrepescados fossem geridos de forma mais eficaz. Eles calcularam o quanto as reservas de peixes precisariam crescer para alcançar “rendimentos máximos sustentáveis” e “rendimentos razoáveis”, bem como quanto tempo a recuperação poderia levar sob diferentes regulamentações pesqueiras. Dependendo do estado de degradação dos recifes e da rigorosidade das restrições de pesca, os prazos de recuperação foram estimados entre seis a 50 anos em média.

Além da Conservação para a Segurança Alimentar

Os pesquisadores enfatizam que restaurar as pescarias de recifes de corais não se trata apenas de proteger os ecossistemas. O estudo demonstra que reconstruir as populações de peixes poderia melhorar diretamente a nutrição e ajudar a reduzir a fome. Para atingir esses benefícios, seria necessária uma gestão eficaz das pescarias que permitisse o crescimento das reservas em vez de contínua exploração.

Em algumas áreas, a recuperação bem-sucedida também dependeria de oferecer alternativas de subsistência para as comunidades pesqueiras durante os períodos de reconstrução, além da cooperação e suporte internacional. O próximo passo, afirmam os cientistas, é desenvolver estratégias que protejam os ecossistemas marinhos enquanto também apoiam as pessoas que dependem deles.

“Nossas descobertas também reforçam que o monitoramento e a gestão eficaz das pescarias de recifes têm benefícios substanciais e mensuráveis além da conservação ambiental; têm implicações para a segurança alimentar e a saúde pública,” explica Zamborain-Mason.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.