
Agressores e atrocidades em Al-Fashir têm sido alvo de condenação por parte do Conselho de Segurança da ONU
Cidade do Vaticano, 02 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa fez uma declaração nesta data, alertando para a situação trágica que se desenrola no Sudão, em consequência da guerra civil que assola a nação africana, solicitando uma ação da comunidade internacional.
“É com grande tristeza que recebo as notícias devastadoras do Sudão, especialmente de Al-Fashir, na região norte de Darfur, que já foi duramente afetada. A violência aleatória contra mulheres e crianças, os ataques a civis inocentes e as sérias dificuldades para a ajuda humanitária têm proporcionado sofrimentos intoleráveis a um povo já exaurido por meses de conflitos”, declarou o Papa Leão XIV, a partir da janela de seu apartamento, após a oração do Ângelus.
A guerra civil sudanesa, que começou em abril de 2023, resultou em um número alarmante de fatalidades e forçou mais de 13 milhões de pessoas a deixarem seus lares, transformando o país em um dos cenários de crise humanitária mais graves da atualidade.
“Reitero meu apelo a todas as partes envolvidas para que cessem as hostilidades e estabeleçam imediatamente rotas humanitárias. Além disso, faço um convite à comunidade internacional para que intervenha com firmeza e generosidade, oferecendo ajuda e apoiando aqueles que trabalham para proporcionar socorro”, pediu o Papa.
Leão XIV incentivou os católicos a orar “para que o Senhor acolha os que partiram, fortaleça os que padecem e toque os corações dos que têm poder de decisão”.
<p“Vamos também rezar pela Tanzânia, onde, após as recentes eleições, surgiram confrontos com muitas vítimas”, acrescentou.
O Papa expressou sua esperança de que as partes em conflito possam “evitar todo tipo de violência e seguir o caminho do entendimento mútuo”.
Na última quinta-feira, o Conselho de Segurança da ONU repudiou o ataque realizado por paramilitares sudaneses das Forças de Apoio Rápido (RSF) em Al-Fashir e os efeitos devastadores sobre a população civil, diante de relatos de atrocidades em larga escala.
Em um comunicado, os 15 Estados-membros do Conselho de Segurança manifestaram sua profunda preocupação com o aumento da violência em Al-Fashir, uma cidade essencial em Darfur, agora sob controle paramilitar, e nas áreas circundantes.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados