cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoPara a gente, a Lume da Tranquilidade de Belém é fé

Para a gente, a Lume da Tranquilidade de Belém é fé

A cerimônia nacional deste ano ocorrerá em 14 de dezembro, na cidade de Aveiro. Foto: Folha do Domingo/Samuel Mendonça Lisboa,
<p>«Para a gente, a Lume da Tranquilidade de Belém é fé»</p>

A cerimônia nacional deste ano ocorrerá em 14 de dezembro, na cidade de Aveiro.

Foto: Folha do Domingo/Samuel Mendonça

Lisboa, 09 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – O projeto “Luz da Paz de Belém” novamente envolve escuteiros, os quais desejam que essa mensagem chegue a um número cada vez maior de pessoas.

“Para nós, a ‘Luz da Paz de Belém’ representa esperança, e queremos que essa mensagem chegue às comunidades. Assim, buscamos esperança, um mundo melhor e, acima de tudo, paz para todos”, declarou Cláudia Xavier, do Corpo Nacional de Escutas, em entrevista à Agência ECCLESIA, veiculada hoje na RTP2.

A ideia surgiu em 1986 como parte de um programa de caridade chamado ‘Luz na Escuridão’, destinado a ajudar crianças em situação de vulnerabilidade na Áustria. Desde então, anualmente, uma criança da região norte da Áustria busca a Luz na gruta de Nascimento em Belém, onde Jesus nasceu, e a transporta para seu país, onde é compartilhada em uma grande cerimônia ecumênica em Viena.

“Para nós, no CNE, as crianças sempre são as protagonistas destas iniciativas, portanto, faria todo sentido que uma criança nos representasse”, explicou a entrevistada.

A lobita Emma, que fez parte da comitiva do CNE, foi a encarregada de trazer a ‘Luz da Paz de Belém’, que já está em Aveiro e será compartilhada com o país no dia 14 de dezembro, às 16h, no Parquexpo.