
Lisboa, 27 de agosto de 2025 (Ecclesia) – O padre José Ribeiro Mendes, que “veio ao mundo durante os difíceis anos da II Guerra Mundial” (1939-1945), faleceu na terça-feira, 26 de agosto, no Hospital de Amadora-Sintra, conforme anunciado pela Congregação do Espírito Santo (Espiritanos).
Os Missionários Espiritanos comunicam que as cerimónias fúnebres terão início nesta quarta-feira, 27 de agosto, com a “transferência do corpo para o seminário da Torre d’Aguilha”, às 16h30, seguida da Missa Exequial, na igreja matriz de São Domingos de Rana, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Isidro, às 21h00.
A igreja matriz de São Domingos de Rana permanecerá aberta “para que aqueles que desejarem possam dar o seu último adeus ao Pe. Ribeiro” até às 23h00, após a Eucaristia.
O padre José Ribeiro Mendes nasceu na freguesia de Sobreposta, em Braga, e nesta quinta-feira, 28 de agosto, às 09h30, ocorrerá a saída para Sobreposta, tendo a Missa Exequial na igreja local às 16h00, seguida do sepultamento no cemitério de Sobreposta, presidida pelo superior provincial dos Espiritanos, o padre Hugo Ventura.
A Congregação do Espírito Santo em Portugal informa que a saúde do padre José Ribeiro “estava bastante comprometedora”, devido a um AVC ocorrido no início de julho de 2025.
O padre José Ribeiro Mendes “veio ao mundo durante os difíceis anos da II Guerra Mundial” (1939-1945), no dia 5 de abril de 1941. Após concluir a escolarização primária, começou a trabalhar “como trabalhador numa loja nos arredores de Braga”, mas aos 15 anos, ingressou no seminário da Congregação do Espírito Santo, em Viana do Castelo, no dia 1 de outubro de 1956.
Realizou a sua Profissão Religiosa no Seminário da Silva (Barcelos) a 8 de setembro de 1964 e foi ordenado sacerdote a 21 de dezembro de 1969, no Seminário do Fraião (Braga).
Em 1970, foi enviado a Angola, onde atuou na então Diocese de Nova Lisboa (atual Huambo), nas Missões do Sambo e Paróquia da Sé, até 1975, quando retornou a Portugal e continuou sua missão apoiando “social e religiosamente os refugiados de Angola”.
O padre José Ribeiro Mendes trabalhou também na animação missionária e no seminário de Viana do Castelo de 1975 a 1980, e até 1999, foi coadjutor e pároco em São Domingos de Rana, no Patriarcado de Lisboa, onde foi agraciado com a ‘Medalha de Mérito Municipal’ pela Câmara de Cascais, “em reconhecimento pela sua extraordinária contribuição para o Município”, em 1993.
O sacerdote também atuou como Procurador da Congregação do Espírito Santo junto da Santa Sé, tendo sido nomeado para a Administração Geral dos Espiritanos de 1999 a 2005.
De 2006 a 2015, o padre José Ribeiro Mendes serviu como pároco em Nogueira, posteriormente foi designado para a comunidade da Torre d’Aguilha, atuando como capelão no Hospital de Santana-Parede, além de colaborar com a pastoral desta comunidade dos Missionários Espiritanos.
A Congregação missionária do Espírito Santo foi estabelecida a 27 de maio de 1703, na França, e chegou a Portugal em 1867.
CB
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados