cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoPartiu o sacerdote José Ribeiro Mendes, missionário Spiritano

Partiu o sacerdote José Ribeiro Mendes, missionário Spiritano

Lisboa, 27 de agosto de 2025 (Ecclesia) – O padre José Ribeiro Mendes, que “veio ao mundo durante os difíceis
Partiu o sacerdote José Ribeiro Mendes, missionário Spiritano

Lisboa, 27 de agosto de 2025 (Ecclesia) – O padre José Ribeiro Mendes, que “veio ao mundo durante os difíceis anos da II Guerra Mundial” (1939-1945), faleceu na terça-feira, 26 de agosto, no Hospital de Amadora-Sintra, conforme anunciado pela Congregação do Espírito Santo (Espiritanos).

Os Missionários Espiritanos comunicam que as cerimónias fúnebres terão início nesta quarta-feira, 27 de agosto, com a “transferência do corpo para o seminário da Torre d’Aguilha”, às 16h30, seguida da Missa Exequial, na igreja matriz de São Domingos de Rana, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Isidro, às 21h00.

A igreja matriz de São Domingos de Rana permanecerá aberta “para que aqueles que desejarem possam dar o seu último adeus ao Pe. Ribeiro” até às 23h00, após a Eucaristia.

O padre José Ribeiro Mendes nasceu na freguesia de Sobreposta, em Braga, e nesta quinta-feira, 28 de agosto, às 09h30, ocorrerá a saída para Sobreposta, tendo a Missa Exequial na igreja local às 16h00, seguida do sepultamento no cemitério de Sobreposta, presidida pelo superior provincial dos Espiritanos, o padre Hugo Ventura.

A Congregação do Espírito Santo em Portugal informa que a saúde do padre José Ribeiro “estava bastante comprometedora”, devido a um AVC ocorrido no início de julho de 2025.

O padre José Ribeiro Mendes “veio ao mundo durante os difíceis anos da II Guerra Mundial” (1939-1945), no dia 5 de abril de 1941. Após concluir a escolarização primária, começou a trabalhar “como trabalhador numa loja nos arredores de Braga”, mas aos 15 anos, ingressou no seminário da Congregação do Espírito Santo, em Viana do Castelo, no dia 1 de outubro de 1956.

Realizou a sua Profissão Religiosa no Seminário da Silva (Barcelos) a 8 de setembro de 1964 e foi ordenado sacerdote a 21 de dezembro de 1969, no Seminário do Fraião (Braga).

Em 1970, foi enviado a Angola, onde atuou na então Diocese de Nova Lisboa (atual Huambo), nas Missões do Sambo e Paróquia da Sé, até 1975, quando retornou a Portugal e continuou sua missão apoiando “social e religiosamente os refugiados de Angola”.

O padre José Ribeiro Mendes trabalhou também na animação missionária e no seminário de Viana do Castelo de 1975 a 1980, e até 1999, foi coadjutor e pároco em São Domingos de Rana, no Patriarcado de Lisboa, onde foi agraciado com a ‘Medalha de Mérito Municipal’ pela Câmara de Cascais, “em reconhecimento pela sua extraordinária contribuição para o Município”, em 1993.

O sacerdote também atuou como Procurador da Congregação do Espírito Santo junto da Santa Sé, tendo sido nomeado para a Administração Geral dos Espiritanos de 1999 a 2005.

De 2006 a 2015, o padre José Ribeiro Mendes serviu como pároco em Nogueira, posteriormente foi designado para a comunidade da Torre d’Aguilha, atuando como capelão no Hospital de Santana-Parede, além de colaborar com a pastoral desta comunidade dos Missionários Espiritanos.

A Congregação missionária do Espírito Santo foi estabelecida a 27 de maio de 1703, na França, e chegou a Portugal em 1867.

CB

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.