
Um grupo de pesquisadores chineses, sob a liderança do Prof. GAO Caixia do Instituto de Genética e Biologia do Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências, desenvolveu duas novas tecnologias de edição genômica, denominadas coletivamente como sistemas de Engenharia de Cromossomo Programável (PCE).
O estudo, publicado online na Cell em 4 de agosto, consegue realizar múltiplos tipos de manipulações precisas de DNA variando de escalas de quilobase a megabase em organismos superiores, especialmente em plantas.
A pesquisa extensiva demonstrou o enorme potencial do sistema de recombinação site-específica Cre-Lox para manipulação cromossômica precisa. No entanto, sua aplicação mais ampla tem sido dificultada por três limitações críticas:
A equipe de pesquisa abordou cada um desses desafios e desenvolveu métodos inovadores para avançar o estado dessa tecnologia. Primeiro, eles criaram uma plataforma de alto rendimento para a modificação rápida de locais de recombinação e propuseram um design de local Lox assimétrico. Isso resultou no desenvolvimento de novas variantes de Lox que reduziram a atividade de recombinação reversível em mais de 10 vezes (aproximando-se do nível de controle negativo) enquanto mantinham uma alta eficiência de recombinação direta.
Em seguida, eles aproveitaram seu modelo AiCE (Restrições Informadas por IA para Engenharia de Proteínas) — um sistema de evolução dirigido por proteínas que integra modelos gerais de dobramento inverso com restrições estruturais e evolutivas — para desenvolver o AiCErec, um método de engenharia de recombinases. Essa abordagem permitiu a otimização precisa da interface de multimerização da Cre, resultando em uma variante engenheirada com uma eficiência de recombinação 3,5 vezes maior que a da Cre selvagem.
Por fim, eles projetaram e aperfeiçoaram uma estratégia de edição sem cicatriz para recombinases. Ao aproveitar a alta eficiência de edição dos prime editors, desenvolveram o Re-pegRNA, um método que utiliza pegRNAs especificamente projetados para realizar re-prime editing nos locais Lox remanescentes, substituindo-os precisamente pela sequência gênica original, garantindo assim modificações genômicas sem interrupções.
A integração dessas três inovações levou à criação de duas plataformas programáveis, PCE e RePCE. Essas plataformas permitem o programação flexível das posições e orientações de inserção para diferentes locais Lox, possibilitando a manipulação precisa e sem cicatrizes de fragmentos de DNA que variam de quilobase a megabase em células tanto de plantas quanto de animais. As conquistas-chave incluem: a integração direcionada de grandes fragmentos de DNA de até 18,8 kb, a substituição completa de sequências de DNA de 5 kb, inversões cromossômicas abrangendo 12 Mb, deleções cromossômicas de 4 Mb e translocações de cromossomos inteiros.
Como prova de conceito, os pesquisadores utilizaram essa tecnologia para criar germoplasma de arroz resistente a herbicidas com uma inversão precisa de 315 kb, demonstrando seu potencial transformador para engenharia genética e melhoria de culturas.
Este trabalho pioneiro não apenas supera as limitações históricas do sistema Cre-Lox, mas também abre novas possibilidades para engenharia genômica precisa em uma variedade de organismos.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados