cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaPJ investiga 64 indivíduos de facção sueca por ‘phishing’

PJ investiga 64 indivíduos de facção sueca por ‘phishing’

A Polícia Judiciária (PJ) prendeu hoje 64 indivíduos suspeitos de integrarem um grupo transnacional criminoso que teria arrecadado aproximadamente 14
Nova representante portuguesa no Vaticano visita Secretaria de Estado

A Polícia Judiciária (PJ) prendeu hoje 64 indivíduos suspeitos de integrarem um grupo transnacional criminoso que teria arrecadado aproximadamente 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.

Em nota divulgada, a PJ informou que foram realizadas 73 buscas em residências em diversas áreas do país, no âmbito da Operação ‘Pivot’, envolvendo delitos cibernéticos, fraude qualificada e lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia, este esquema “consistia na captação de vítimas, predominantemente suecas e, em sua maioria, com mais de 65 anos”, acrescentando que os suspeitos persuadiam as vítimas a fornecer seus códigos de acesso bancário, uma técnica conhecida como ‘phishing’.

Na etapa seguinte, eram realizadas transferências para contas localizadas em Portugal e em outros países, e, posteriormente, esses valores eram retirados dessas contas.

O grupo criminoso é formado por um núcleo central e, conforme a Polícia Judiciária, todos os integrantes desse grupo principal são suecos e residiam e atuavam em Portugal.

Além das fraudes digitais, esses indivíduos “recrutaram numerosas ‘money mules’, que abriam ou disponibilizavam suas contas bancárias para disfarçar e dissipar os valores obtidos ilegalmente, contribuindo assim para a lavagem de dinheiro”.

Durante as buscas realizadas hoje, a Polícia Judiciária confiscou documentação e equipamento informático que “validam os indícios de crimes cometidos” e ainda conseguiu apreender veículos de alto valor, joias e relógios preciosos.

Esta investigação foi uma colaboração conjunta entre a PJ e a polícia da Suécia, com a cooperação da Europol e Eurojust, que acompanharam as operações em Portugal. “Por sua vez, as autoridades suecas também realizaram ações em seu território”, acrescentou a PJ na sua nota.

Os 64 detidos serão apresentados ainda hoje ao juiz para o primeiro interrogatório e a definição das respectivas medidas cautelares.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.