cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaProporção da dívida estatal ficou em 93,6% em 2024, abaixo da previsão.

Proporção da dívida estatal ficou em 93,6% em 2024, abaixo da previsão.

Ao término de 2024, o índice da dívida pública configurou-se em 93,6% do Produto Interno Bruto (PIB), em contraste com
Proporção da dívida estatal ficou em 93,6% em 2024, abaixo da previsão.

Ao término de 2024, o índice da dívida pública configurou-se em 93,6% do Produto Interno Bruto (PIB), em contraste com os 94,9% previamente estimados em março, conforme informou a notificação referente ao Procedimento dos Défices Excessivos enviada a Bruxelas.

“A dívida total das Administrações Públicas deverá ter recuado para 93,6% do PIB, comparado a 96,9% no ano anterior”, conforme indica o relatório divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), sendo esta a segunda notificação.

Esse dado representa uma atualização dos números apresentados na primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos, que foi tornada pública em março, indicando que o índice da dívida pública em relação ao PIB havia se estabelecido em 94,9% em 2024, um nível mais baixo desde 2009 (87,6%) e aquém da projeção do Orçamento do Estado (OE), que era de 95,9%.

O relatório também abrange as expectativas do Governo para 2025, que mostram que a administração prevê que o índice da dívida pública alcance 90,2% do PIB neste ano.

Esse número é inferior à previsão feita pelo Governo no Plano Orçamental-Estrutural Nacional de Médio Prazo enviado a Bruxelas em abril, onde a estimativa era de 91,5%.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.