cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraPS/Açores condena retirada de farmácias locais da área de imunização

PS/Açores condena retirada de farmácias locais da área de imunização

O PS/Açores expressou, nesta quarta-feira, descontentamento pelo fato de a campanha de imunização contra a gripe e a Covid-19 na
PS/Açores condena retirada de farmácias locais da área de imunização

O PS/Açores expressou, nesta quarta-feira, descontentamento pelo fato de a campanha de imunização contra a gripe e a Covid-19 na região não incluir as farmácias comunitárias. O Governo Regional, por sua vez, defende que o Serviço Regional de Saúde está apto a atender à demanda.

A líder da bancada do PS nos Açores, Andreia Cardoso, manifestou seu desapontamento em um comunicado, mencionando que a decisão do governo açoriano de excluir as farmácias comunitárias da vacinação sazonal contrasta com a situação em Portugal continental.

“Não é razoável que os cidadãos açorianos disponham de menos direitos e acesso do que os do continente. O Governo Regional precisa reverter essa decisão e garantir que as farmácias comunitárias participem na campanha, em favor da população”, declarou Andreia Cardoso.

Para a dirigente, a escolha do Governo Regional “afeta negativamente os açorianos ao restringir os locais disponíveis para a vacinação, enquanto as farmácias locais já demonstraram total disposição para cooperar e contam com profissionais capacitados para administrar as vacinas de forma segura”.

“O PS/Açores considera incompreensível que, em uma região caracterizada pela distribuição geográfica e dificuldades de mobilidade, o governo da coligação [PSD/CDS-PP/PPM] continue a desperdiçar os recursos existentes, recusando integrar as farmácias em uma ação conjunta de saúde pública”, afirma o comunicado.

Em resposta a questionamentos da Lusa, o diretor regional da Saúde dos Açores, Pedro Paes, justificou a decisão ao afirmar que o Serviço Regional de Saúde já oferece “uma resposta satisfatória às necessidades de imunização” na região.

“O Serviço Regional de Saúde sempre atendeu às campanhas de vacinação sazonal para a gripe e Covid-19, mantendo, por isso, a mesma abordagem dos anos anteriores”, destacou.

Pedro Paes também mencionou que foi realizado um levantamento e que havia “um processo logístico com custos que seriam assumidos pelo Serviço Regional de Saúde para incluir as farmácias”.

“Se houvesse necessidade, essa poderia ser uma das alternativas a considerar. Entretanto, não identificamos tal necessidade”, reiterou.

O diretor regional da Saúde ainda ressaltou que não faz sentido fazer comparações com o que acontece no continente, dado que “a Região Autónoma dos Açores possui características diferentes em relação ao território nacional, tanto pela insularidade quanto pela dispersão geográfica”.

A Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros dos Açores (SRRAAOE) elogiou, em comunicado, a decisão da região de “assegurar que todo o processo de vacinação seja realizado exclusivamente por enfermeiros”.

“Nos Açores, a vacinação é um procedimento de cuidados de enfermagem. Envolve avaliação clínica, rigor técnico e acompanhamento próximo. É assim que protegemos melhor cada pessoa e nossa comunidade”, afirmou o presidente da seção regional, Pedro Soares.

A campanha de vacinação contra a gripe e a Covid-19 ocorrerá nos Açores de 23 de setembro a 30 de abril.

“Mantemos a expectativa de que o maior número possível de açorianos se vacinem. Estamos tentando alcançar todos e reafirmamos que a vacinação é uma das principais estratégias no combate a doenças graves e infecções por vírus da gripe ou Covid-19”, destacou o diretor regional da Saúde.

A vacina contra a gripe é gratuita para pessoas a partir de 60 anos, gestantes, crianças entre 6 e 24 meses, indivíduos com doenças crônicas ou condições de saúde específicas, e profissionais da saúde.

A vacina contra a Covid-19 também é oferecida gratuitamente a pessoas acima de 60 anos, gestantes, adultos com condições de risco, crianças e jovens com graves imunossupressões (mediante avaliação clínica), pessoas em situação de rua, assim como a profissionais de saúde e de apoio a idosos.

Pedro Paes admitiu que as faixas etárias elencadas para a vacinação gratuita podem ser ampliadas.

“Já temos um estoque de vacinas que nos permite avaliar a inclusão de mais faixas etárias. A qualquer momento, podemos realizar um reforço de vacinas tanto para a gripe quanto para a Covid-19”, acrescentou.


Se você tiver uma história para compartilhar sobre irregularidades em sua autarquia, preencha
este formulário anônimo.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.