cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeEconomiaRetorno às Aulas: Chefe da Educação assegura que “não existem carências de docentes

Retorno às Aulas: Chefe da Educação assegura que “não existem carências de docentes

Fernando Alexandre, o titular da pasta da Educação, assegurou nesta quarta-feira que não existe escassez de docentes em Portugal. Em
Retorno às Aulas: Chefe da Educação assegura que “não existem carências de docentes

Fernando Alexandre, o titular da pasta da Educação, assegurou nesta quarta-feira que não existe escassez de docentes em Portugal. Em uma conversa com a rádio ‘Antena 1’, o ministro da Educação revelou que há mais de 20 mil professores sem colocação – principalmente na região norte, além do Douro – o que tem dificultado a distribuição, visto que muitos não aceitam mudar-se para as regiões centro e sul do país ou recusam horários parciais. “Os números que realmente precisamos são muito, muito, muito inferiores a isso. Quando falamos de horários completos, provavelmente temos pouco mais de mil, se chegarmos a mil”, enfatizou Fernando Alexandre.

<pContudo, mesmo ao ressaltar que a falta de professores não é um fenômeno generalizado, mas sim localizado, o ministro alertou que “o desafio da carência de professores se fará sentir por todo o país nas próximas décadas”, motivo pelo qual o ministério, em colaboração com as instituições de ensino superior, aumentou o número de vagas nos cursos de Educação, que foram totalmente preenchidas no último processo de acesso ao Ensino Superior.

Fernando Alexandre, nesta semana que marca o início do ano letivo para 1,6 milhões de estudantes, acredita que este ano será mais positivo comparado ao anterior. “Em 98%/99% das escolas, todos os docentes estão já colocados, e os alunos terão aulas em todas as disciplinas”, afirmou, lançando um alerta: os municípios, especialmente a Câmara Municipal de Lisboa, precisam criar condições de habitação para os educadores.

“Já foram feitos avanços para que este ano letivo possamos contar com dados melhores. Contudo, é necessário realizar melhorias: devemos identificar onde existem lacunas de aprendizado devido à falta de professores. Temos muitas alternativas”, comentou Fernando Alexandre.

A responsabilidade, conforme indicou, recai sobre o PS, que deixou o ministério em desordem. “É incompreensível como o Partido Socialista pode ter estado mais de oito anos à frente desse ministério sem aplicar uma organização. A responsabilidade aqui é realmente política”, finalizou.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.