cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeMadeiraSe o continente deseja conflito, a nação está pronta, afirma Putin.

Se o continente deseja conflito, a nação está pronta, afirma Putin.

Siga o nosso blog ao vivo sobre a conflito na Ucrânia O chefe de Estado russo, Vladimir Putin, alertou nesta
<p>Se o continente deseja conflito, a nação está pronta, afirma Putin.</p>

Siga o nosso blog ao vivo sobre a conflito na Ucrânia

O chefe de Estado russo, Vladimir Putin, alertou nesta terça-feira que a Rússia está disposta a enfrentar uma guerra com a Europa, se essa for a intenção europeia, embora não a deseje.

“Não estamos a caminho da guerra com a Europa — já declarei isso várias vezes –, mas se a Europa de repente optar por lutar contra nós e iniciar o conflito, estamos prontos a fazê-lo”, declarou Putin a jornalistas, de acordo com a CNN.

“Se a Europa decidir entrar em guerra connosco e isso começar, rapidamente poderemos encontrar uma situação em que não existam mais negociações”, alertou.

Putin, que fez este aviso antes de se reunir com o emissário americano Steve Witkoff, acusou os europeus de tentarem frustrar os esforços dos Estados Unidos para encerrar o conflito na Ucrânia. “Eles não têm um plano de paz, estão do lado da guerra”, afirmou o presidente russo.

Os Estados Unidos apresentaram há 10 dias um projeto inicial de 28 pontos muito a favor de Moscovo, redigido sem a participação de Kiev e dos aliados europeus.

Este plano, que visa pôr fim ao conflito gerado pela ofensiva russa contra a Ucrânia em fevereiro de 2022, foi significativamente alterado após reuniões em Washington com representantes ucranianos e europeus.

A proposta foi novamente aprimorada no domingo, na Flórida, entre delegações lideradas pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e pelo negociador ucraniano Rustem Umerov.

Putin criticou os países europeus, mencionando especialmente a França, Alemanha e Reino Unido, por incluírem no plano exigências inaceitáveis para Moscovo, com o objetivo de “bloquear todo o processo de paz”.

“Apresentam demandas que são completamente inaceitáveis para a Rússia. Eles sabem disso e depois responsabilizam a Rússia por rejeitar esse processo de paz”, relatou.

“Esse é o verdadeiro objetivo deles. Vemos isso com clareza”, disse o líder russo, também citado pela agência de notícias EFE.

Ele também acusou os europeus de viverem “na ilusão” de que podem causar uma “derrota estratégica” à Rússia.

Putin ainda destacou que o exército russo capturou a cidade de Pokrovsk, na região de Donetsk (leste), considerada a maior vitória em mais de três anos de conflito, algo que Kiev refuta.

O líder russo prometeu também retaliar os ataques ucranianos direcionados a portos e embarcações da Rússia. “A abordagem mais radical é isolar a Ucrânia no mar, tornando a pirataria impossível”, acrescentou.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.