
O treinador Vasco Botelho da Costa expressou, nesta sexta-feira, a sua confiança de que o Moreirense está pronto para “neutralizar as qualidades” do Vitória de Guimarães, no jogo que dará início à terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, marcado para sábado.
Ainda que considere o adversário vitoriano como “um dos mais fortes do campeonato”, devido à versatilidade que o seu técnico, Luís Pinto, tenta incutir nos jogadores, Vasco Botelho da Costa sublinhou que a equipa de Moreira de Cónegos está sempre disposta a “batalhar o jogo de igual para igual contra qualquer oponente e lutar pelos três pontos”.
“Em face da qualidade dos atletas do Vitória, haverá momentos em que precisamos de recuar um pouco. Temos consciência do que o Vitória é capaz, mas, ao mesmo tempo, o que trabalhamos pode ajudar a neutralizar aquelas qualidades. O mais importante é que os nossos aspectos positivos brilhem mais forte. Isso é o que poderá nos impulsionar rumo a mais três pontos”, declarou, durante a conferência de imprensa pré-jogo.
Após a vitória sobre o Santa Clara (1-0) nos Açores, a equipa de Moreira de Cónegos retorna ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, local onde a equipe realmente gosta “de estar e jogar”, para um “jogo especial”, onde espera apresentar “uma resposta positiva”, repleta de “ambição e motivação”, acrescentou.
Embora reconheça que a proximidade entre os clubes, com as suas sedes a apenas 11 quilómetros de distância, pode aumentar a emoção nos jogadores e, consequentemente, a intensidade das suas ações, o técnico do Moreirense destacou que essa emoção deve ser acompanhada por “uma boa dose de razão”, para que não se perca a “capacidade de análise e decisão”.
Depois de vencer nas duas primeiras jornadas, frente ao Alverca (2-1) e ao Santa Clara, ambos os times organizados em sistemas táticos 3-4-3, o Moreirense enfrenta mais um oponente que costuma utilizar esse esquema, mas o “treinador” lembrou que os vitorianos têm a habilidade de adaptar sua formação para outras estratégias.
“O Luís [Pinto] pode chegar aqui e modificar o que tem feito. Isso não seria uma surpresa. Mas também estamos preparados para o que temos enfrentado até agora [3-4-3]. A experiência adquirida ao jogar contra essas formações nos dá mais confiança, mas precisamos estar prontos para novidades”, alertou.
Além de buscar um bom resultado, a prioridade do treinador de 36 anos é garantir que o Moreirense “cresça e evolua” a cada partida, sentindo que estão “a atacar cada vez mais eficazmente” e se mostrando “cada vez mais sólidos defensivamente”.
Questionado sobre o possível interesse do Vitória de Guimarães na contratação do lateral direito Diogo Travassos, que pertence ao Sporting, o técnico optou por não comentar sobre jogadores fora da equipe, mas <strong reconheceu que haverá “algumas contratações para cobrir posições necessárias” até o fechamento do mercado de transferências em 2 de setembro.
O Moreirense, que ocupa a quinta posição com seis pontos, receberá o Vitória de Guimarães, que está em nono lugar com três pontos, em um jogo marcado para sábado, às 16h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, dentro do concelho de Guimarães, com arbitragem de João Pinheiro, da associação de Braga.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados