
A Taça Europa Feminina – UEFA Women’s Europa Cup – é a nova competição de clubes da UEFA, que nesta temporada se une à Liga dos Campeões Feminina. E envolve a participação de equipas portuguesas, que estreiam esta semana: o SC Braga, que terminou em terceiro na Liga portuguesa feminina na época anterior, e o Sporting, vice-campeão nacional, que foram eliminados nas fases preliminares da Liga dos Campeões Feminina.
As representantes minhotas e leoas disputarão a primeira mão da segunda eliminatória deste torneio, que acrescenta uma nova vertente feminina ao futebol europeu, juntamente com a Liga dos Campeões, onde nesta temporada o Benfica também está presente.
As equipas que terminaram em terceiro lugar nas ligas nacionais das federações classificadas entre o 8º e o 13º lugares do ranking, assim como as segundas colocadas das federações do 18º ao 24º lugares do ranking feminino, são as que participam na primeira fase preliminar. Também se juntam os nove clubes que foram eliminados na terceira fase preliminar da Liga dos Campeões femininos, juntamente com os segundos e terceiros lugares dos 11 torneios da segunda eliminatória da Liga dos Campeões.
A Taça Europa Feminina é um torneio em formato de eliminatória e terá um total de seis rondas – a primeira e a segunda preliminar, os oitavos-de-final, os quartos-de-final, as meias-finais e a final. Todas as etapas, incluindo a final, serão disputadas em duas partidas (em casa e fora).
O vencedor assegura automaticamente um lugar na terceira pré-eliminatória do caminho dos campeões da Women’s Champions League na próxima temporada, necessitando apenas de disputar uma fase para garantir o acesso à fase de grupos.
O Sporting fará a primeira mão nesta terça-feira, às 19h45, em Alcochete, contra o Rosengård, campeão sueco, que esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões femininos nas temporadas 2022/23 e 2023/24 e que já alcançou as meias-finais dessa competição uma vez e várias vezes os quartos de final.
A segunda mão ocorrerá uma semana depois, no dia 15 de outubro, em território sueco. As leoas estiveram perto de eliminar a Roma na terceira ronda da Liga dos Campeões femininas e ingressar pela primeira vez na fase de grupos desse torneio; após vencerem por 2-1 em Roma, perderam por 2-0 em casa, sendo assim relegadas para a Taça Europa Feminina. O Rosengård, por sua vez, foi eliminado anteriormente, na segunda fase preliminar, pelos belgas do OH Leuven.
Em relação ao SC Braga, a primeira mão da segunda ronda da Taça Europa Feminina ocorrerá na quarta-feira, dia 8 de outubro, na Bélgica, contra o Anderlecht, e a segunda partida será no dia 15 de outubro, no Minho.
O Anderlecht perdeu o título da Liga feminina belga na temporada anterior, após conquistá-lo nas sete edições anteriores, e seu melhor desempenho em competições europeias foi alcançar uma vez os 16 avos de final da Liga dos Campeões na temporada 2019/20. Na etapa anterior desta Taça Europa Feminina, venceram claramente o Aris Limassol, do Chipre, com um agregado de 14-0. O SC Braga, por outro lado, foi derrotado pelo Brann na final do seu grupo da segunda eliminatória da Liga dos Campeões.
Segunda pré-eliminatória
Primeira mão: 7/8 de Outubro
Segunda mão: 15/16 de Outubro
Oitavos-de-final
Sorteio: 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 11/12 de Novembro
Segunda mão: 19/20 de Novembro
Quartos-de-final
Sorteio: 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 11/12 de Fevereiro
Segunda mão: 18/19 de Fevereiro
Meias-finais
Sorteio: 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 24/25 de Março
Segunda mão: 1/2 de Abril
Final (duas mãos)
Sorteio (para determinar a ordem das partidas): 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 25 ou 26 de Abril
Segunda mão: 2 ou 3 de Maio
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados