O Presidente dos Estados Unidos declarou, nesta terça-feira, a implementação de operações terrestres contra cartéis de drogas na Venezuela. Este anúncio ocorre em um momento em que os EUA têm atingido diversas embarcações venezuelanas supostamente envolvidas no tráfico de entorpecentes.
“Iniciaremos esses ataques no solo. Desta forma, será muito mais eficiente”, assegurou Donald Trump à imprensa após uma reunião de gabinete, sendo esta a última do ano. “Conhecemos as rotas que utilizam, temos ampla informação sobre eles. Sabemos onde residem, temos conhecimento de onde os criminosos se encontram e daremos início a isso muito em breve“, enfatizou.
Donald Trump reconheceu que a Venezuela pode não ser o único alvo e que os EUA podem agir contra outros países produtores de drogas, referindo-se especificamente à Colômbia. “Quem quer que participe disso e venda para o nosso país estará sujeito a retaliação”, alertou. “Não se limita apenas à Venezuela, que tem sido extremamente prejudicial”, declarou.
O mandatário norte-americano também abordou durante a reunião o incidente de setembro envolvendo uma suposta embarcação venezuelana que transportava drogas nas Caraíbas. Segundo relatos, duas pessoas a bordo sobreviveram ao primeiro disparo, mas acabaram falecendo após o segundo ataque. A Casa Branca confirmou que a ação foi autorizada, mas esclareceu que não tinha dado a ordem para “eliminar todos” os membros da tripulação.
Na reunião, Trump afirmou que nem ele nem o secretário de Defesa estavam cientes do segundo disparo. “Eu não tinha conhecimento do segundo ataque”, salientou o presidente. O chefe de Estado argumentou que cada operação contra o tráfico de drogas tem contribuído para salvar centenas de milhares de vidas.
Pete Hegseth corroborou as afirmações de Trump, relatando que assistiu ao primeiro ataque ao vivo e que seguiu para a “reunião seguinte” logo após. Hegseth acrescentou que “não viu pessoalmente sobreviventes”, mas que apoiava a decisão do almirante Frank M. “Mitch” Bradley, que, segundo a Casa Branca, foi o responsável por autorizar o segundo disparo.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados