
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que espera uma diminuição das tarifas aduaneiras impostas à China, caso Pequim coopere com Washington no enfrentamento do fentanil, uma substância sintética extremamente perigosa.
“Espero que possamos diminuir as tarifas, pois acredito que isso pode nos ajudar com a questão do fentanil”, declarou Trump durante o voo no Air Force One, a caminho da Coreia do Sul, após sua passagem pelo Japão.
Trump terá um encontro na quinta-feira com o líder chinês, Xi Jinping, durante a cimeira do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), que acontece em Gyeongju.
“Estou confiante de que a China trabalhará bem comigo. Vamos conseguir alcançar um acordo, isso é o que acredito. Temos uma reunião agendada para amanhã e será um encontro significativo,” destacou o Presidente dos EUA.
De acordo com Trump, a principal meta será o enfrentamento do tráfico de fentanil, que, segundo ele, provém da China e passa pela Venezuela antes de chegar aos Estados Unidos.
Washington já aplicou taxas de 20% sobre as exportações chinesas relacionadas ao fentanil, além de outras sanções direcionadas à segunda maior economia mundial.
“Precisamos acabar com isso. É fundamental impedir que continue,” ressaltou Trump.
A luta contra o fentanil tem sido uma das principais prioridades da atual administração. O Presidente dos EUA já impôs tarifas a outros países vizinhos, como México e Canadá, acusando-os de facilitar a entrada da substância nos Estados Unidos.
O fentanil é um opioide sintético com um efeito analgésico cem vezes mais potente que a morfina e cinquenta vezes mais que a heroína. Embora seja utilizado para fins médicos, é extremamente viciante e mortal mesmo em quantidades baixas.
Enquanto isso, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, informou que o Exército norte-americano eliminou 14 pessoas durante uma operação contra narcóticos no Pacífico, em águas internacionais próximas à Colômbia, após atacar quatro embarcações supostamente envolvidas no tráfico.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados