
Uma delegação de negociadores da Ucrânia partiu hoje para os Estados Unidos a fim de discutir a proposta americana para encerrar o conflito na Ucrânia, conforme revelou o presidente Volodymyr Zelensky.
“O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia e líder da delegação, Rustem Umerov, já está a caminho dos Estados Unidos com sua equipe”, publicou Zelensky em uma mensagem na rede social X.
O presidente ucraniano destacou que a “meta é clara” e consiste em definir de maneira “rápida e eficaz os passos necessários para acabar com a guerra”.
Ele também mencionou que a Ucrânia continua a cooperar com os Estados Unidos da “forma mais produtiva possível”, com a expectativa de que os resultados das conversas em Genebra sejam agora concretizados nos Estados Unidos.
“Estou ansioso pelo relatório da nossa delegação após as atividades deste domingo. A Ucrânia está empenhada em buscar uma paz justa”, enfatizou o líder ucraniano.
Uma proposta de Washington, divulgada na semana passada e que incluía as principais demandas de Moscovo, foi inicialmente bem recebida pelo Kremlin, mas sofreu alterações após as negociações entre americanos, ucranianos e europeus.
No dia 23 de novembro, ocorreu em Genebra uma reunião entre representantes ucranianos, americanos e europeus, onde foram discutidos os termos de um plano de paz apresentado pelos Estados Unidos com a finalidade de encerrar o conflito na Ucrânia.
Após as discussões em Genebra, Ucrânia e Estados Unidos decidiram continuar a colaborar em propostas conjuntas para um acordo de paz.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados