cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeAmbienteUma descoberta enigmática de metal na Suécia está reescrevendo a história da Idade do Ferro.

Uma descoberta enigmática de metal na Suécia está reescrevendo a história da Idade do Ferro.

Um ingote plano-convexo completo foi descoberto na Suécia pela primeira vez. Ao analisarem o objeto usando métodos isotópicos e químicos,
<p>Uma descoberta enigmática de metal na Suécia está reescrevendo a história da Idade do Ferro.</p>

Um ingote plano-convexo completo foi descoberto na Suécia pela primeira vez. Ao analisarem o objeto usando métodos isotópicos e químicos, os pesquisadores da Universidade de Gotemburgo ficaram surpresos com os resultados. “Devido, em particular, à sua forma e tamanho, parecia ser um artefato da Idade do Bronze, mas o ingote se revelou ser composto por uma liga de cobre-zinco-estanho-chumbo, típica da Idade do Ferro e de períodos posteriores,” afirma Serena Sabatini.

Ingotes plano-convexos são geralmente feitos de cobre, embora alguns sejam formados a partir de bronze ou outras ligas de cobre. Eles são frequentemente encontrados em regiões ao redor do Mediterrâneo, além de toda a Europa continental e ao longo da costa atlântica. Historicamente, esses ingotes arredondados serviram como uma forma prática de transportar metais durante as Idades do Bronze e do Ferro.

Reavaliando a Descoberta de Särdal

No início, os arqueólogos da Universidade de Gotemburgo presumiram que o ingote de Särdal pertencia à Idade do Bronze. Como foi recuperado de forma isolada e não havia materiais que ajudassem a datá-lo, a equipe recorreu a testes científicos para entender sua composição e estimar quando poderia ter sido produzido.

As análises contrariaram a suposição inicial. A composição corresponde a uma liga de cobre-zinco-estanho-chumbo, típica da Idade do Ferro e de períodos posteriores.

Colaboração Revela Conexões Mais Amplas

“Graças ao clima colaborativo no mundo da pesquisa em arqueometalurgia, unimos forças com um grupo de estudiosos poloneses, que estavam trabalhando com algumas descobertas da Idade do Ferro que possuem uma composição quase idêntica à do nosso ingote,” diz Serena Sabatini.

De acordo com os pesquisadores, este caso demonstra que mesmo artefatos isolados, que muitas vezes são desafiadores para interpretar, podem ganhar um contexto histórico significativo por meio de um estudo cuidadoso. A junção de abordagens arqueológicas com análises científicas pode transformar um único objeto enigmático em evidência que contribui para uma compreensão mais ampla do passado.

“A criação de redes e a colaboração internacional também são cruciais para desvelar padrões e dados que permaneceriam desconhecidos se olhássemos exclusivamente para o contexto local. Este trabalho claramente mostra a importância do trabalho em equipe e do compartilhamento de dados. Sem a colaboração bem-sucedida com nossos colegas poloneses, nunca teríamos alcançado resultados tão notáveis!” afirma Serena Sabatini.

Aplicando Técnicas Estabelecidas em Arqueometalurgia

A equipe de pesquisa utilizou técnicas bem estabelecidas na arqueometalurgia (que é o ramo da arqueologia especializado no estudo de metais antigos), incluindo análises de isótopos de chumbo e de elementos menores em artefatos metálicos. Esses métodos analíticos têm sido empregados desde a década de 1980 para estudar tanto a composição quanto as possíveis fontes geológicas do metal (no sentido de permitir identificar a região mineradora da qual o metal foi extraído).

O estudo foi publicado na Journal of Archaeological Science.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.