
Era uma formação recente, uma equipe ainda em parte desconhecida para o público, que chegou para deixar sua marca na história – composta por atletas que prometem um futuro brilhante. E, após uma performance impressionante no Campeonato Europeu, a estreia em um Campeonato Mundial não poderia ser mais auspiciosa: o K4 500, com Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha, garantiu mais uma medalha de ouro.
Canoagem. Quarteto português conquista o título na estreia em K4 500
Durante uma final extremamente disputada, a embarcação portuguesa, que liderou os 250 metros da prova, demonstrou ser mais forte que a Hungria e alcançou um feito histórico nesta que foi apenas a segunda grande competição da equipe, após os Europeus em Racice, em junho.
CAMPEÕES DO MUNDO!!!! ????
Primeira final ???? Primeira medalha para Portugal no Campeonato Mundial de Canoagem
O K4 formado por Gustavo Gonçalves, João Ribeiro (atleta), Messias Baptista e Pedro Casinha vence a final de 500 metros em Milão, Itália????#COPortugal | ????FPCanoagem pic.twitter.com/O2hcsHVAxK
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) 22 de agosto de 2025
Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha encerraram a corrida decisiva desses Mundiais, realizados em Milão, com um tempo de 1:18,93, superando a Hungria (Mark Opavszky, Bence Fodor, Gergely Balogh e Zsombor Akos Tamasi, 1:18,98) e a Espanha (Adrián del Rio, Alex Graneri, Carlos Arevalo e Rodrigo Germade, 1:19,33). Na final também participaram equipes da Alemanha, Lituânia, República Checa, Itália, Polônia e Atletas neutros, muitas delas com formações novas, assim como Portugal.
ESTREIA COMO CAMPEÕES DA EUROPA! ????????
Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha consagraram-se campeões da Europa de K4 500 metros, em Racice, na Chéquia, na ???????????????????????????????? ????????????????????????????????̧????̃???? desta embarcação ????#COPortugal | ???? FP Canoagem/Kanoe cz pic.twitter.com/z2XLJvVTjU
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) 21 de junho de 2025
Na outra final do dia envolvendo atletas nacionais, o momento histórico de Beatriz Fernandes e Inês Penetra não teve um desfecho prolongado: Portugal conseguiu, pela primeira vez, colocar uma embarcação entre os nove primeiros no C2 500, uma modalidade que não tem tanta tradição nas competições internacionais, mas acabou por ficar com a nona posição (1:58,19). A Ucrânia conquistou o ouro com Liudmyla Luzan e Iryna Fedoriv (1:53,30), seguida pelo Canadá (Zoe Wojtyk e Katie Vincent, 1:54,36) e pela Espanha (Angels Moreno e Viktoriia Yarshevska, 1:54,84), que havia surpreendido antes com uma vitória no K4 500 feminino.
???????? PRIMERA MEDALLA en el MUNDIAL de #PiragüismoSprint????
????El K4 de Adrián del Río, Álex Graneri, Carlos Arévalo y Rodrigo Germade logra el BRONCE en el K4-500 en Milán.
???????? Doblete de Portugal con el europeo y el mundial. pic.twitter.com/bZllMMUbHc
— Álvaro Coll (@AlvaroColl_) 22 de agosto de 2025
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados