
Na passada terça-feira, 30 de setembro, decorreu na Sala da Assembleia Municipal a cerimónia inaugural do ano letivo 2025/2026 da Universidade Sénior do Funchal (USF). O evento foi presidido pela vereadora Helena Leal, que enfatizou a importância da Universidade Sénior como um espaço dedicado à partilha, à aprendizagem contínua e ao enriquecimento pessoal.
Para este ano letivo, a instituição acolhe 150 alunos, oferecendo um total de 28 disciplinas, incluindo novas áreas de estudo. Durante o evento, foi apresentado um inovador projeto de segurança rodoviária voltado para a população sénior, desenvolvido em colaboração com a Escola de Condução Segurança Máxima, Progresso e a PSP.
A USF foi a pioneira na Região Autónoma da Madeira, estabelecida em parceria com a Universidade da Madeira, e iniciou suas atividades em 16 de maio de 2007.
Os conteúdos pedagógicos e as atividades têm a finalidade de valorizar os seniores, incentivar seu envolvimento ativo na comunidade; proporcionar um espaço de encontro para cultura, aprendizagem e socialização através de iniciativas culturais e educacionais; promover a criatividade; e fomentar a troca de experiências pessoais e sociais entre os participantes.
A USF continua a sua missão de promover saúde, educação e desenvolvimento pessoal ao longo da vida.
A cerimónia foi encerrada com um Madeira de Honra, realizado no Pátio da CMF, e a distribuição de um Kit para os alunos.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal, José Luis Nunes, do coordenador da USF, Sérgio Gomes, de representantes institucionais, professores, colaboradores e alunos.
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados