
Oposição venezuelana Maria Corina Machado é laureada com o Prémio de 2025
Cidade do Vaticano, 10 de outubro de 2025 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano expressou hoje a esperança de que a concessão do Nobel da Paz à opositora venezuelana Maria Corina Machado possa facilitar o diálogo na nação sul-americana.
“Desejo que esta decisão referente a Maria Corina realmente contribua para o progresso do país”, declarou o cardeal Pietro Parolin, que atuou como representante diplomático da Santa Sé em Caracas entre 2009 e 2013.
O cardeal manifestou o anseio de que a honraria “ajude o país a reencontrar a paz, e a trilhar o caminho da democracia e da cooperação entre todos os setores políticos”.
O Prémio Nobel da Paz de 2025 foi concedido à opositora venezuelana Maria Corina Machado, que atuou como deputada na Assembleia Nacional da Venezuela entre 2011 e 2014, conforme anunciado pelo Comité Nobel norueguês.
“Este notável reconhecimento à luta de todos os venezuelanos serve como um incentivo para completarmos nosso objetivo: conquistar a liberdade. Estamos à beira da vitória e, hoje mais do que nunca, contamos com o apoio do presidente Trump, do povo dos Estados Unidos, das nações da América Latina e das democracias do mundo como nossos principais aliados na busca pela liberdade e democracia”, compartilhou a laureada em sua conta na rede social X.
O presidente da República Portuguesa comentou que essa foi uma “decisão bastante sábia, cuidadosa e que não se deixou levar por influências”.
“Quero realmente parabenizar a premiada, pois ela tem sido uma defensora da democracia e da liberdade há bastante tempo […], é uma mulher que representa uma luta contínua, enfrentando condições muito desafiadoras”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa em Tallin, após uma reunião do Grupo de Arraiolos.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados