
A mensagem para a celebração de 2025 destaca o impacto do “crescimento excessivo” do setor
Cidade do Vaticano, 26 de setembro de 2025 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou sua mensagem para o Dia Mundial do Turismo 2025, que será comemorado neste sábado, expressando preocupações quanto à sustentabilidade dessa atividade, diante da crescente pressão nas áreas urbanas e na natureza.
“Os operadores de turismo podem ser tentados a tratar o turismo como um objeto de especulação. Infelizmente, os casos negativos são muitos e alarmantes. O aumento desproporcional do número de visitantes em determinadas localidades levou as autoridades a limitar a entrada. Há até residentes que desejam fechar as portas ao turismo”, menciona o texto, que aborda o tema ‘Turismo e Transformação Sustentável’.
A mensagem, elaborada pelo arcebispo Rino Fisichella, responsável pelo Dicastério para a Evangelização (Santa Sé), reconhece que a superlotação em alguns lugares representa “problemas sérios”, mas acredita que “esses problemas podem ser evitados por meio de intervenções apropriadas”, utilizando também a tecnologia.
<p“O discurso sobre crescimento sustentável frequentemente se transforma em uma forma de desvio e justificação que absorve os princípios do discurso ecológico pela lógica das finanças e da tecnocracia. A responsabilidade social e ambiental das empresas, na maioria dos casos, se reduz a meras ações de marketing”, critica o responsável.
O Vaticano também alerta para a situação precária dos trabalhadores, especialmente dos jovens.
“A justiça não deve ser ofuscada pela busca de lucros ou por condições que desrespeitam a dignidade do trabalhador. A verdadeira justiça serve como um apoio na luta contra a pobreza e na capacitação das pessoas para expressarem suas habilidades profissionais”, diz o texto.
Na mensagem para o 46º Dia Mundial do Turismo, que trata da sustentabilidade, é mencionado o “bem precioso da água e seu consumo”.
“Esperamos que aqueles que aproveitam alguns dias de descanso à beira-mar ou nas montanhas valorizem a água como um recurso que não pode ser desperdiçado ou, ainda pior, poluído. Que essa consciência leve a estilos de vida mais responsáveis na utilização diária deste recurso.”
Diante do aumento das viagens turísticas, a mensagem do Dicastério para a Evangelização, que monitora o setor na Santa Sé, solicita a criação de “ferramentas mais consistentes para facilitar o transporte e a saúde dos viajantes”.
“Além disso, os próprios turistas valorizam as experiências que respeitam a sustentabilidade ambiental. O cuidado com a criação demanda responsabilidade tanto pessoal quanto coletiva, para que não percamos aquilo que nos foi concedido”, observou D. Rino Fisichella.
O documento reflete sobre locais ligados à experiência cristã, como os santuários, sugerindo que os visitantes possam ali encontrar “um espaço especial, refletindo sobre sua jornada de fé e seu compromisso com a sustentabilidade, que abrange diversas áreas da vida social”.
“Neste Ano Jubilar, desejamos que os profissionais do turismo demonstrem sinais concretos que tornem palpable a esperança cristã, investindo na utilização sustentável dos recursos naturais e estruturais disponíveis”, complementa a mensagem.
O Vaticano anunciou que, de 16 a 19 de outubro, irá realizar em Roma o IX Congresso Mundial da Pastoral do Turismo, com o objetivo de refletir sobre “o compromisso que a Igreja deseja assumir para que o turismo se desenvolva como um instrumento de evangelização e promoção humana”.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados