
D. Nuno Almeida enfatiza a formação da Equipe Pastoral Paroquial e a implementação de um Cartório unificado
Bragança, 03 set 2025 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda anunciou as novas nomeações para o ano pastoral 2025/2026, incluindo líderes de secretarias, serviços, seminários, pastoral vocacional, além de párocos e vigários que se comprometem a “aprofundar o desenvolvimento das Unidades Pastorais”.
“Todos os nomeados como párocos ou vigários paroquiais assumem, junto aos que já exercem essa função, o compromisso de avançar com as Unidades Pastorais”, destaca D. Nuno Almeida no comunicado sobre nomeações enviadas à Agência ECCLESIA.
O bispo de Bragança-Miranda ilustra que vão “aprofundar o desenvolvimento das Unidades Pastorais” por meio da formação da Equipa Pastoral Paroquial, que “facilite a constituição do Conselho Pastoral da Unidade”, e pela organização de um Cartório central na sede da Unidade Pastoral.
O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil teve um novo diretor, o bispo escolheu o padre João Paulo Pereira, membro dos Padres Marianos (MIC), como responsável diocesano pela Pastoral Juvenil; o sacerdote, que acompanhou um grupo ao Jubileu dos Jovens, irá formar “uma nova equipe de trabalho e manter ativo” o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil.
D. Nuno Almeida também reforçou a equipe do Seminário em Família e da Pastoral Vocacional, reconhecendo que a diocese enfrenta uma “urgência vocacional” que deve ser uma prioridade pastoral, com a nomeação do padre Nelson Dias do Vale para integrar a equipe do Seminário em Família e Pastoral Vocacional, “para construir conexões entre a Pastoral Vocacional, EMRC, Catequese e Acólitos”.
Quanto à “importância cultural” do Órgão Sinfónico da catedral, o bispo afirma que “é necessário criar e aumentar uma Liga de Amigos”, nomeando o padre Octávio Sobrinho Alves como presidente da Liga de Amigos do Órgão da Catedral.
Nas recentes nomeações pastorais para a diocese de Trás-os-Montes, destaca-se um grupo diversificado de indivíduos de várias vocações – sete sacerdotes, uma professora e um diácono – que “embracem percursos formativos” que resultarão em “frutos bons e abundantes” para esta Igreja local.
“A complexidade das vidas pessoal, familiar e social requerem que haja uma formação mais aprofundada”, ressalta D. Nuno Almeida, o 45º bispo diocesano que convida “todos os sacerdotes e diáconos a elaborar um ‘plano individual de formação’ (PIF).”
Até 2026, a Diocese de Bragança-Miranda está vivendo um triénio cujo tema pastoral é: ‘Caminhando juntos para constituirmos uma Igreja sinodal de todos e para todos. Peregrinando unidos para anunciar, celebrar e testemunhar a alegria e a esperança do Evangelho’.
A área desta diocese no nordeste de Portugal coincide com a do Distrito de Bragança, onde em 16 de junho de 2012, as paróquias foram reestruturadas em Unidades Pastorais, atualmente totalizando 18, com o número de arciprestados reduzido de 12 para quatro.
CB/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados