cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoNovas santidades impactam as comunidades católicas em Portugal

Novas santidades impactam as comunidades católicas em Portugal

Diversas celebrações marcam a canonização dos jovens Pier Giorgio Frassati (1901-1925) e Carlo Acutis (1991-2006) Lisboa, 06 set 2025 (Ecclesia)
Novas santidades impactam as comunidades católicas em Portugal

Diversas celebrações marcam a canonização dos jovens Pier Giorgio Frassati (1901-1925) e Carlo Acutis (1991-2006)

Lisboa, 06 set 2025 (Ecclesia) – O Papa canonizará neste domingo os jovens Pier Giorgio Frassati (1901-1925) e Carlo Acutis (1991-2006), que são venerados em várias paróquias católicas em Portugal, enfatizando a conexão com as novas gerações.

A paróquia de Famalicão da Serra, na Guarda, celebrará a canonização do jovem Carlo Acutis com uma missa, durante a qual será abençoada uma imagem do novo santo, que vem da Itália.

Na celebração marcada para as 10h00, na igreja de Famalicão da Serra, um grupo de adolescentes realizará a profissão de fé, que havia sido programada para 27 de abril, mas foi “suspensa e adiada após o falecimento do Papa Francisco”, conforme informou a Diocese da Guarda à Agência ECCLESIA.

A Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, em Vila Verde, na Arquidiocese de Braga, também planejou um conjunto de festividades em honra a Carlo Acutis, que ocorrerão entre 1 e 7 de setembro.

“A igreja de Duas Igrejas tornou-se um espaço de adoração e peregrinação, onde os devotos encontram o conforto e a esperança que buscam. Embora existam várias igrejas que veneram Carlo Acutis, a paróquia de Duas Igrejas foi a primeira a cultuá-lo em Portugal”, explicou a paróquia em um comunicado à Agência ECCLESIA.

Carlo Acutis (1991-2006) faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia, na cidade de Monza (Itália), sendo desde então considerado um exemplo de santidade e um “talento” em informática.

No domingo, a missa na paróquia de Duas Igrejas será presidida pelo arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, e ao final, os sinos anunciarão “a validação da santidade de Carlo Acutis”.

A comunidade possui duas relíquias do jovem italiano, que é o “padroeiro da catequese”: uma de primeiro grau – um fio de cabelo – no altar-relicário, que foi instalado em 18 de junho de 2023, e foi “oferecida para a promoção de Carlo Acutis em Portugal e no mundo”, além de outra em segundo grau, que é um pedaço de sua vestimenta.

Em 2023, uma relíquia do beato Carlo Acutis foi instalada, neste domingo, na Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Arco de Baúlhe, Arquidiocese de Braga.

O Oratório de São Josemaria, em Lisboa, também está comemorando a canonização do jovem italiano com uma exposição sobre milagres eucarísticos, elaborada pelo futuro santo e traduzida para o português pela instituição.

Carlo Acutis é uma referência e um “modelo muito contemporâneo” para o Grupo de Jovens Acutis da Paróquia da Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal), que o elegeu como seu patrono após a JMJ Lisboa 2023.

“A mensagem de Carlo Acutis é extremamente atual, conecta-se com as novas tecnologias. Somos um grupo de jovens que estão todos conectados, e como jovens cristãos, decidimos ‘mostrar ao mundo o que fazemos através das novas tecnologias’, sempre seguindo o exemplo de Cristo e nos inspirando em Carlo Acutis”, contou a coordenadora do grupo à Agência ECCLESIA.

No Santuário da Senhora da Serra, em Rebordãos (Bragança), a unidade pastoral São Bento da Diocese de Bragança-Miranda construiu um painel de Carlo Acutis utilizando a técnica de mosaico romano.

O Grupo de Jovens da paróquia de Vilarinho das Cambas (Famalicão), na Arquidiocese de Braga, organizou em julho uma vigília de oração em homenagem ao Beato Pier Giorgio Frassati, reconhecendo-o como um modelo a ser seguido.

“[Pier Giorgio Frassati] para nós é um exemplo, especialmente uma inspiração que nos indica que estamos seguindo o caminho certo e a divulgação de sua mensagem é um grande momento para nós, que traz uma grande responsabilidade”, declarou Diogo Cardoso, um dos membros do grupo, à Agência ECCLESIA.

O futuro santo, que também foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, levava uma vida comum como qualquer jovem, gostava de esportes, cantar, escalar montanhas e tinha um imenso carinho pelos necessitados.

“Era uma vida normal de um cristão comum, mas ele se entregou completamente e faleceu devido ao serviço prestado aos pobres”, acrescentou o pároco de Vilarinho das Cambas, padre António Machado, lembrando que o beato contraiu poliomielite, uma doença infecciosa que, segundo os médicos, pegou por sua dedicação aos enfermos.

LJ/CB/OC

Igreja/Jovens: «Carlo Acutis é um sinal de que a santidade é para todos os tempos», afirma padre Ricardo Figueiredo

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.