cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoLíder da CEP adverte sobre «populismos enganadores» nas discussões acerca de imigrações

Líder da CEP adverte sobre «populismos enganadores» nas discussões acerca de imigrações

D. José Ornelas deu início ao XVI Encontro de Bispos das Nações de Língua Portuguesa, que está a ocorrer em
Líder da CEP adverte sobre «populismos enganadores» nas discussões acerca de imigrações

D. José Ornelas deu início ao XVI Encontro de Bispos das Nações de Língua Portuguesa, que está a ocorrer em território português

Alfragide, 09 de setembro de 2025 (Ecclesia) – O líder da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) enfatizou hoje os riscos dos “populismos”, durante uma discussão sobre migrações, convocando as Igrejas lusófonas a unirem esforços neste aspecto.

“Este cenário deve também moldar nossa contribuição para uma cultura que leve nossos governantes a resistir a populismos manipuladores, a agir de forma responsável ao receber os migrantes e a integrar aqueles que chegam com dignidade e justiça”, afirmou D. José Ornelas, na abertura do XVI Encontro de Bispos das Nações de Língua Portuguesa, que acontece entre hoje e sexta-feira, em Lisboa e Fátima, reunindo líderes católicos de oito países.

A declaração destacou que a mobilidade humana conecta essas nações, “ampliada por laços históricos e linguísticos”.

“Neste momento, essa mobilidade é tema de intenso debate, manipulação e oportunismo, cujas consequências afetam os mais vulneráveis, aqueles que buscam uma vida digna para si e suas famílias. Este é um assunto que não pode ser ignorado”, reforçou.

A Igreja é, por definição, peregrina: prepara-se para partir, acompanha aqueles que se afastam para que não caiam nas armadilhas de oportunistas e traficantes, e acolhe os que chegam. Deve ser sempre um espaço de experimentação e um viveiro de interações que geram novas colaborações e solidariedade humana e samaritana.”