
O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, prestou homenagem às vítimas no memorial popular
Lisboa, 13 de setembro de 2025 (Ecclesia) – Na manhã do passado sábado, 13 de setembro, o cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, fez uma oração em memória das vítimas do trágico incidente ocorrido no Elevador da Glória, na Calçada da Glória, em frente à Praça dos Restauradores.
“Estamos aqui, caros irmãos, para cumprir uma obrigação humana e cristã: juntar-nos em oração e confiarmos ao Senhor os nossos irmãos que sofreram este doloroso acontecimento. Rogamos pelas pessoas feridas e suas famílias, para que, com a ajuda divina e dos profissionais de saúde, possam recuperar e retomar suas atividades habituais”, afirmou o cardeal Pietro Parolin, conforme relatado pelo Patriarcado de Lisboa em seu site.
“Elevamos nossas preces pelos que perderam a vida, para que Deus os acolha em sua morada, e que suas famílias e amigos recebam o consolo e a esperança que somente Deus pode oferecer. Também oramos por todos que participaram das operações de socorro, para que recebam a recompensa pela sua dedicação ao acolhimento e conforto dos irmãos”, acrescentou.
O Secretário de Estado da Santa Sé, acompanhado pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, fez suas orações “por todas as vítimas” do infeliz episódio no Elevador da Glória, junto à coroa de flores brancas e amarelas que foi colocada no local.
“Este instante de oração em honra das vítimas foi realizado a pedido pessoal do Secretário de Estado da Santa Sé”, destacou o Patriarcado de Lisboa.
Acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica em Lisboa, monsenhor José António Teixeira Alves, o cardeal Parolin e D. Rui Valério estiveram junto de outras autoridades e membros da representação do Vaticano, da autarquia e da diocese, incluindo o bispo auxiliar D. Alexandre Palma.
O Elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na tarde de 3 de setembro (quarta-feira), resultando em várias fatalidades e feridos; o Papa Leão XIV enviou uma mensagem de pesar às vítimas, orando pelos falecidos, feridos, suas famílias e todos os envolvidos nas operações de resgate.
“O Sumo Pontífice, a par da trágica notícia do acidente ocorrido ontem em Lisboa, que resultou em várias mortes e feridos, solicita à vossa excelência que transmita às famílias enlutadas suas sentidas condolências e sua proximidade espiritual”, constava na mensagem enviada ao Patriarca de Lisboa, através do Secretário de Estado do Vaticano.
| A visita do Secretário de Estado do Vaticano a Portugal, que ocorreu de 12 a 14 deste mês, teve início com uma ida ao Santuário de Fátima, onde participou da Peregrinação Internacional Aniversária de 13 de setembro – na sexta-feira, conduziu a oração do terço e celebrou a Palavra, e ao sábado, presidiu ao terço na Capelinha das Aparições.
O cardeal Parolin estará presente hoje no Jubileu das Autoridades Civis, patrocinado pelo Patriarcado de Lisboa, e encontrará o Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro; uma visita cortês ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está agendada para este domingo, 14 de setembro, conforme o cronograma da visita, divulgado pela conta @TerzaLoggia da Secretaria de Estado do Vaticano, na rede social X. No sábado, o cardeal Parolin irá rezar o terço na Capelinha das Aparições (Cova da Iria) e posteriormente seguir para Lisboa, onde está prevista uma parada para oração no local do acidente do Funicular da Glória, um dos históricos elevadores da cidade que descarrilou no dia 3 de setembro, resultando em tragédias e feridos. |
LFS/CB
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados