cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoPontífice contacta sacerdote de Gaza para expressar «ansiedade»

Pontífice contacta sacerdote de Gaza para expressar «ansiedade»

A ofensiva militar na cidade palestina suscita inquietações entre a comunidade católica Cidade do Vaticano, 16 de setembro de 2025
Pontífice contacta sacerdote de Gaza para expressar «ansiedade»

A ofensiva militar na cidade palestina suscita inquietações entre a comunidade católica

Cidade do Vaticano, 16 de setembro de 2025 (Ecclesia) – O Papa fez uma chamada hoje ao padre Gabriel Romanelli, pároco de Gaza, para expressar sua “preocupação” com a incursão terrestre de Israel na cidade, conforme comunicado do Vaticano.

As Forças Armadas israelenses confirmaram a presença de suas tropas em Gaza, onde estimam que haja entre 2 a 3 mil membros do Hamas.

“Para se inteirar da situação, o Papa contatou esta manhã, de Castel Gandolfo – onde passou a noite e parte do dia – o padre argentino Gabriel Romanelli, responsável pela paróquia Sagrada Família”, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

O Leão XIV “expressou sua preocupação com os eventos atuais e reafirmou ao padre Gabriel e a todos que buscam apoio na paróquia sua proximidade e orações”.

De acordo com uma fonte de notícias do Vaticano, há cerca de 450 pessoas abrigadas na única paróquia católica em Gaza.

<p“O pontífice expressou sua preocupação com a situação e garantiu suas orações a todos que se dirigem à paróquia”, acrescentou o portal ‘Vatican News’.

Mais tarde, ao deixar a residência pontifícia de Castel Gandolfo, o Papa respondeu a perguntas da imprensa sobre a situação em Gaza: “Muitos não têm para onde ir. É necessário encontrar outra solução”.

A igreja da Sagrada Família foi atingida em julho por um ataque israelense, resultando em três mortes e diversos feridos.

O pároco de Gaza informou à mídia do Vaticano que “não há segurança em nenhum lugar deste enclave palestino”.

<p“O número de bombardeios aumenta a cada dia, assim como os índices de destruição, mortos, desaparecidos sob os escombros e feridos", alertou o padre Romanelli.

O missionário argentino clama por liberdade “para os palestinos, para os israelenses, para os reféns, para todos os que dela são privados”.

<p“Que se permita às pessoas que habitam na Faixa de Gaza ter o necessário para viver, não apenas para sobreviver, mas para reconstruir suas vidas”, fez um apelo.

Conforme o pároco, a operação militar israelense está afetando principalmente as áreas a oeste e noroeste de Gaza, ainda sem atingir o leste da cidade, onde encontra-se a paróquia no bairro de Zeitoun.

<p“Nós, que estamos vivendo esse calvário em Gaza, pedimos paz e justiça para todos. E continuamos a rezar, essa é nossa missão. O Senhor nos ensinou a orar, e a ter fé e confiança nele”, observou o religioso.

O padre Gabriel Romanelli mencionou que algumas pessoas do bairro se dirigiram ao sul, mas “a maior parte da comunidade permanece” no local onde está o complexo da Sagrada Família.

<p“A situação piora a cada dia, e ninguém sabe até onde isso irá e qual será o futuro”, lamenta.

O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos solicitou hoje a Israel que suspenda imediatamente a ofensiva terrestre em Gaza, afirmando que se acumulam evidências de crimes de guerra e violações de direitos humanos.

<p“Só consigo imaginar o que isso significa para as mulheres, para as crianças desnutridas, para pessoas com deficiência, se forem atacadas novamente dessa forma. E devo dizer que a única resposta viável é: parem a carnificina”, declarou aos jornalistas Volker Türk, conforme citado pela Renascença.

OC

Notícia atualizada às 21h00

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.