cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoCapuchinhos inauguram alojamento estudantil «a valores acessíveis», no Porto

Capuchinhos inauguram alojamento estudantil «a valores acessíveis», no Porto

Frei Miguel Grilo menciona que desejam que «se torne um espaço de desenvolvimento humano e espiritual» Cartaz: Franciscanos Capuchinhos Porto,
Capuchinhos inauguram alojamento estudantil «a valores acessíveis», no Porto

Frei Miguel Grilo menciona que desejam que «se torne um espaço de desenvolvimento humano e espiritual»

Cartaz: Franciscanos Capuchinhos

Porto, 19 de setembro de 2025 (Ecclesia) – A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Portugal vai inaugurar uma nova residência para estudantes universitários no Amial (Porto), como uma “solução à falta de alojamento acessível”, para acolher 22 jovens, no dia 1 de outubro.

“É amplamente reconhecido que existem grandes dificuldades em encontrar alojamento a preços justos para estudantes, uma situação que é alarmante. Ao mesmo tempo, é importante destacar as dificuldades que muitos estudantes enfrentam ao tentar se adaptar a essa nova realidade. Falta de conexão e apoio é algo que muitos deles sentem”, afirmou frei Miguel Grilo, que coordena a ‘Residência de Estudantes do Amial’.

O frade Capuchinho esclareceu que a nova residência universitária, com capacidade para “22 moradores” a partir de janeiro de 2026, é uma iniciativa da ordem religiosa que surge como “resposta à necessidade de alojamento acessível para estudantes universitários” [“com valores entre 150 e 280 euros por mês”], e ao desejo de “facilitar a integração acadêmica, social e espiritual dos jovens”.

“Na verdade, o objetivo do projeto não se resume apenas a disponibilizar quartos, mas busca criar uma verdadeira comunidade, onde os estudantes compartilham responsabilidades, amizades e vivências de fé. Nossa meta é transformar a residência em um espaço acolhedor e de convivência, onde a diversidade é apreciada e cada jovem se sinta em casa”, detalhou, sublinhando que os residentes vão encontrar “mais do que um quarto, uma nova casa”.

Frei Miguel Grilo destaca que, além do alojamento, desejam que esta nova residência universitária funcione como “um espaço de crescimento pessoal e espiritual”, onde os estudantes podem contar com “apoio, diálogo e acompanhamento fraterno”.

Nesse contexto, o entrevistado enfatiza a presença de uma capela, “a proximidade” com a comunidade dos frades Capuchinhos e a Paróquia do Amial, que oferece “um ambiente mais voltado à oração e ao encontro com Deus e com o próximo”.

A ‘Residência de Estudantes do Amial’ dos Franciscanos Capuchinhos está situada na Rua Nova do Tronco, na Freguesia de Paranhos, na cidade do Porto. Embora já tenha alguns estudantes, a abertura oficial será no dia 1 de outubro, com capacidade para “13 jovens do sexo masculino”.

O novo espaço, próximo do Polo Universitário da Asprela, dispõe de quartos individuais (9) e duplos (2), e, a partir de janeiro de 2026, esperam oferecer mais quatro quartos duplos e 14 individuais, banheiros privados ou compartilhados, além de diversas áreas comuns, como cozinha e refeitório, sala de convivência, área de armazenamento e estacionamento. Os frades também anunciam que a residência está equipada com televisão, forno, fogão, geladeira, micro-ondas, utensílios de cozinha e armários individuais.

O processo de inscrição para a ‘Residência de Estudantes do Amial’ é feito por meio de um formulário online no site dos Capuchinhos, seguido de “uma entrevista”.

Frei Miguel Grilo lembra que os valores variam entre “150 e 280 euros por mês”, a isso somando-se as despesas com água, eletricidade e gás, “compartilhadas entre os moradores”.

“Este modelo busca incentivar nos jovens o sentimento de responsabilidade comunitária e ecológica”, complementa o frade Capuchinho que está à frente da ‘Residência de Estudantes do Amial’, durante o ‘Tempo da Criação’ de 2025.

Segundo o entrevistado, para os Franciscanos Capuchinhos em Portugal, este projeto também visa “refletir sua missão evangelizadora no ambiente universitário”, estando esses religiosos próximos do mundo acadêmico “e de suas inquietações”.

Os religiosos da Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos têm presença em Barcelos (Arquidiocese de Braga), no Porto, Gondomar, Fátima, Lisboa e na Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal), além de uma Fraternidade Itinerante de Ação e Apostolado, na Paróquia de Argozelo (Vimioso), na Diocese de Bragança-Miranda, até meados de 2026.

CB/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.