
A letra e a melodia devem ser inspiradas no tema da JMJ Seul 2027 – ‘Coragem! Eu venci o mundo. (Jo 16,33)’ –, podendo ser elaboradas em qualquer uma das línguas oficiais da Jornada: coreano, inglês, italiano, espanhol, francês e português.
Seul, 26 de setembro de 2025 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027, que ocorrerá em Seul, lançou um concurso para a criação de uma música tema para o hino desse encontro juvenil na Coreia do Sul, com prazo até 30 de novembro deste ano.
O Comitê Organizador Local da JMJ Seul 2027, em parceria com o Dicastério para os Leigos, Família e Vida da Santa Sé, informa que o concurso para o hino “aceita todos os estilos musicais” e está aberto a qualquer interessado “sem restrições de nacionalidade ou de local de residência”.
Os concorrentes devem apresentar uma “composição inédita” (letra e melodias) inspirada no tema da JMJ Seul 2027, ‘Coragem! Eu venci o mundo. (Jo 16,33)’, em qualquer uma das línguas oficiais da jornada: coreano, inglês, italiano, espanhol, francês ou português.
O concurso para o hino da JMJ Seul 2027 estará aceitando inscrições até 30 de novembro de 2025 (até as 23h59 KST), e cada participante poderá submeter até “três músicas”.
A Comissão de Música da JMJ Seul 2027, do Comitê Organizador Local, estabeleceu seis critérios para a avaliação das propostas: fidelidade ao tema da JMJ Seul 2027; qualidade artística e originalidade; atratividade popular e facilidade de execução; simplicidade de aprendizado e memorização; facilidade de tradução e adaptabilidade a outros idiomas e contextos culturais; potencial para coreografia e arranjo coral.
O prêmio, conforme informa a organização da Jornada Mundial da Juventude na capital da Coreia do Sul, consiste no “reconhecimento como compositor da música tema oficial da JMJ Seul 2027”, além de uma placa comemorativa e apoio à peregrinação.
A JMJ retornará à Ásia em 2027, ocorrendo de 3 a 8 de agosto de 2027, com a edição internacional em Seul, sob o tema ‘Tende Coragem, Eu venci o mundo’, conforme anunciou o Papa Leão, ao final do Jubileu dos Jovens, em Roma.
A organização da JMJ Seul 2027 enfatiza que a mensagem do tema da Jornada Mundial da Juventude “reafirma a vitória e a paz de Cristo para os jovens que enfrentam um tempo de ansiedades, divisões e rápidas transformações”, incentivando-os a viver “com audácia e a testemunhar fundamentados na promessa do Senhor”.
“A Coreia do Sul, onde a tecnologia moderna se encontra com uma rica tradição, mas ainda carrega feridas de divisão, acolhe esta JMJ em Seul como um símbolo de reconciliação e paz. Sendo a primeira JMJ realizada em um contexto cultural não cristão majoritário, oferece uma oportunidade singular para diálogos e missões”, ressaltando que, através do tema, os jovens são convidados “a entoar a vitória e a paz de Cristo, a serem renovados no Espírito Santo e a avançar com coragem e esperança”.
| A Jornada Mundial da Juventude foi idealizada por São João Paulo II, decorrente do sucesso do evento realizado em 1985, em Roma.
No Ano Internacional da Juventude, o Papa polonês redigiu uma Carta Apostólica aos jovens de todo o mundo (31 de março de 1985) e posteriormente anunciou a criação da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985). Trata-se de um evento religioso e cultural que congrega jovens de várias partes do globo, ao longo de uma semana. Cada JMJ ocorre anualmente, em nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional em uma grande metrópole; até o momento, já foram realizadas 15 edições internacionais em quatro continentes. |
CB/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados