
O encontro reuniu, na Diocese de Coimbra, representantes das 12 dioceses onde o movimento está presente.
Coimbra, 29 set 2025 (Ecclesia) – O Conselho Nacional da Ação Católica Rural (ACR) aconteceu no último sábado em Seixo de Mira, na Diocese de Coimbra, onde foram apresentados os planos de ação para 2025/2026.
Os delegados das 12 dioceses onde a ACR opera – Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu – assim como a equipe nacional do movimento, refletiram sobre as diretrizes estabelecidas na XI Assembleia Nacional de Delegados (realizada em 5 e 6 de julho de 2025), de acordo com o comunicado divulgado à Agência ECCLESIA.
A Ação Católica Rural planeja, no próximo triênio, “concentrar-se decisivamente na revisão de vida”, “fortalecer o compromisso no meio como manifestação natural da fé em todos os grupos” e “desenvolver um plano formativo de longo prazo em áreas chave para a concretização da missão do Movimento”.
Adicionalmente, entre os objetivos está “praticar a sinodalidade como um estilo de ser Igreja, com responsabilidade paroquial e colaboração em rede”; revitalizar e criar “novos grupos com inovação”; e oferecer suporte a “grupos vulneráveis” enquanto se busca melhorar a “eficácia dos grupos locais”.
“Para cada uma das mencionadas diretrizes, as dioceses apresentaram sugestões de iniciativas, projetos e atividades, que serão compiladas em um Documento Final e partilhadas nos Conselhos Diocesanos que ocorrerão entre outubro e novembro”, informa a equipe nacional da ACR.
O Conselho Nacional também destacou a relevância de o movimento “realizar sua missão evangelizadora com uma estratégia coerente, articulada e adaptável à realidade específica de cada diocese”.
Os trabalhos também foram marcados pela aprovação do Plano Anual de Atividades (2025/2026), pela definição da participação das dioceses na elaboração do caderno “Orar Sem Cessar” (2026 e 2027) e pela apresentação do caderno de militantes para 2025/2026.
A vivência do Jubileu dos Jovens e do Jubileu dos Movimentos em Roma, no contexto do Ano Santo 2025, também foi abordada durante o Conselho Nacional da ACR, por meio de testemunhos.
A reunião reafirmou ainda a “importância da Revista Mundo Rural como um veículo de comunicação, informação e formação abrangente para os militantes e apoiantes do movimento, além da necessidade de manter e, se possível, aumentar o número de assinantes”, segundo a equipe nacional.
No início do Conselho Nacional, o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, presidiu à Missa na igreja paroquial, incentivando a ACR a “manter-se fiel à sua missão, prosseguindo com alegria e esperança”.
Durante a celebração, os membros da Equipa Nacional para o triênio 2025/2028 assumiram formalmente suas funções e realizaram o seu Compromisso.
“No início de mais um triênio pastoral, a ACR, ciente de sua vocação e missão, na esperança que não decepciona e que se fundamenta na pessoa de Jesus Cristo, reafirmou a sua determinação de ‘Caminhar juntos na esperança para um mundo justo e fraterno’”, conclui a equipe nacional.
A Ação Católica Rural foi estabelecida pelo Papa Pio XI em 1922 e está em Portugal desde 1933; é um movimento “constituído e liderado por leigos, jovens e adultos, abrangendo também adolescentes e crianças”, que “obedece às características gerais da ação católica, dedicando-se de maneira organizada à evangelização e promoção do meio rural” com um método de “Revisão de Vida” – ver, julgar e agir.
LJ/PR
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados