
D. José Ornelas celebrou sinais de reconciliação no Oriente Médio, ao mesmo tempo que salientou a situação dos cristãos na África, concluindo a peregrinação internacional de outubro no Santuário de Fátima.
Fátima, 13 out 2025 (Ecclesia) – O líder da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) expressou hoje o desejo de que o novo ciclo político que se inicia, após as eleições autárquicas deste domingo, traga uma atenção especial para aqueles que padecem e para os que chegam “de longe”.
“Que este novo capítulo que começamos em nossa nação, com as eleições, possa dirigir um olhar particular para os que sofrem, para aqueles que chegam de longe e necessitam de acolhimento adequado”, afirmou D. José Ornelas, ao término da peregrinação internacional aniversária de outubro, no Santuário de Fátima.
Diante de milhares de peregrinos agrupados na Cova da Iria, antes da procissão de despedida que pôs fim à celebração que recorda a aparição de 13 de outubro de 1917, o bispo de Leiria-Fátima pediu que seja promovida a “fraternidade” nas relações com todos.
“Que Nossa Senhora, que nos faz a todos filhos e filhas do Pai Celestial, nos guie e auxilie na construção de um mundo melhor”, invocou.
O presidente da CEP também abordou as “notícias animadoras” e os sinais de paz que têm chegado de Gaza.
“Temos feito nossas orações incessantemente, Gaza está em nossos pensamentos. Pedimos à Mãe do Céu que esses sinais continuem e se multipliquem para que se alcance uma paz duradoura e justa”, desejou.
O grupo palestino Hamas revelou na segunda-feira os nomes dos 20 reféns israelenses libertados na primeira fase do acordo de cessar-fogo estabelecido com Israel, que contempla a liberação gradual de reféns em troca de tréguas temporárias e assistência humanitária para Gaza.
D. José Ornelas declarou que a Terra Santa está “martirizada e devastada”, pedindo “o apoio e solidariedade de todos”, além de oração pela paz, incluindo a Ucrânia, o Sudão e “muitas outras regiões do mundo”.
“Que Maria, nossa Mãe, nos guie e nos conceda um coração de servos, para que possamos servir a paz, a dignidade e um futuro melhor para toda a humanidade.”

O bispo de Leiria-Fátima agradeceu ao responsável pela peregrinação, D. Claudio Dalla Zuanna, arcebispo da Beira (Moçambique), trazendo à memória a guerra em Cabo Delgado.
“É uma Igreja, assim como muitas outras Igrejas na África, que está atravessando um período de revitalização, de crescimento, de verdadeira fé, mas que enfrenta também inúmeros desafios em diversas áreas”, observou D. José Ornelas.
Ao saudar os diversos grupos de peregrinos em várias línguas, o presidente da CEP evocou a “ternura da Mãe”, desejando que todos sejam “cuidadores, especialmente dos mais vulneráveis e daqueles que mais necessitam”.
“Que o Senhor esteja entre nós, nos conceda sua paz e nos transforme em construtores de paz no mundo”, concluiu.
OC
Fátima: Arcebispo da Beira destaca regiões em conflito no mundo, que «tanto» necessitam de paz
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados