cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoPapa menciona solemnidade de Todos os Santos e ressalta a necessidade de «edificadores de união»

Papa menciona solemnidade de Todos os Santos e ressalta a necessidade de «edificadores de união»

Papa Leão XVI conclui o Jubileu do Mundo Educativo, expressando gratidão pela presença de uma delegação ecuménica na cerimónia de
Papa evoca solenidade de Todos os Santos e ressalta urgência de «edificadores de união»

Papa Leão XVI conclui o Jubileu do Mundo Educativo, expressando gratidão pela presença de uma delegação ecuménica na cerimónia de canonização do cardeal Newman como doutor da Igreja

Cidade do Vaticano, 01 de novembro de 2025 (Ecclesia) – O Santo Padre celebrou hoje, no Vaticano, a festa de Todos os Santos, enfatizando que este momento inspire novos “construtores de solidariedade” em um mundo marcado por conflitos.

“À medida que vislumbramos essa realidade futura, a dor e o contraste com as tragédias que a humanidade enfrenta devido a injustiças e guerras tornam-se ainda mais intensos. Assim, sentimo-nos cada vez mais compelidos a nos tornarmos construtores de solidariedade”, comentou durante a oração do ângelus, antes da Missa de encerramento do Jubileu do Mundo Educativo, que presidiu na Praça de São Pedro.

Todo ano, no dia 1 de novembro, a Igreja Católica celebra a importante festividade de Todos os Santos, que é um feriado nacional em Portugal, uma ocasião para recordar “os eleitos que habitam na glória de Deus”, independentemente de terem sido oficialmente canonizados.

Ao referir-se a essa festividade litúrgica, Leão XIV destacou a esperança que emerge da comunhão e da santidade: “O mistério da Comunhão dos Santos, com o qual hoje respiramos profundamente, nos lembra qual é o destino final da humanidade”.

“É uma grande celebração em que nos unimos na alegria pelo amor de Deus que está presente em todos, reconhecendo e admirando a diversidade dos rostos, únicos, mas todos semelhantes ao de Cristo”, acrescentou.

O Papa também fez uma saudação especial aos presentes na cerimônia, ressaltando a alegria pelo reconhecimento de São João Henrique Newman como doutor da Igreja.

“É com grande satisfação que recebo a delegação oficial da Igreja da Inglaterra, liderada por sua graça Stephen Cottrell, arcebispo de Iorque. Após o significativo encontro de oração com Sua Majestade, o Rei Carlos III, realizado há poucos dias na Capela Sistina, a vossa presença hoje simboliza a alegria compartilhada pela proclamação de São João Henrique Newman como doutor da Igreja”, afirmou.

O cardeal Newman fez a transição do anglicanismo para o catolicismo em 1845.

Leão XIV lembrou a contribuição do novo doutor da Igreja para o diálogo ecuménico: “Do céu, ele acompanha o caminho dos cristãos em busca de plena unidade.”

As saudações foram estendidas aos peregrinos na Praça de São Pedro, “particularmente aos jovens que participaram na Corrida dos Santos, promovida pela Missão Dom Bosco, que une desporto e solidariedade com as crianças em situação vulnerável, irmãos e irmãs”.

Essa intervenção marcou o fechamento da semana dedicada ao Jubileu do universo educativo, que reuniu em Roma e no Vaticano estudantes, professores, líderes acadêmicos e eclesiais de diversos países, incluindo Portugal.

Após a Missa, Leão XIV percorreu a Praça de São Pedro em um papamóvel, cumprimentando a multidão durante vários minutos.

OC

Vaticano: Papa convoca escolas e universidades a serem «laboratórios de profecia»