
“Desejamos oferecer uma experiência coletiva de celebração jubilada, de natureza eucarística e de enfoque evangelizador” – João Costa
Faro, 19 de novembro de 2025 (Ecclesia) – No seu Jubileu dos Jovens, a Diocese do Algarve irá propor “uma experiência coletiva de celebração jubilar, com enfoque eucarístico e caráter evangelizador”, neste sábado, 22 de novembro, a partir das 14h00, em Faro.
“Este encontro jubilar será composto por 3 partes, conectadas e inspiradas tanto pelo tema do jubileu quanto pelo programa pastoral diocesano. Nos últimos dois encontros de preparação para o Jubileu dos Jovens em Roma, discutimos como os jovens poderiam ser agentes e sinais de esperança”, esclareceu o coordenador do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil à Agência ECCLESIA.
João Costa ainda acrescentou que no Jubileu diocesano dos Jovens do Algarve a ênfase será “na maneira como os jovens também são portadores de esperança, especialmente em momentos de tribulação”, e pretendem apresentar “uma experiência coletiva de celebração jubilar, de caráter eucarístico e evangelizador”.
O Jubileu dos Jovens, que acontece neste sábado, 22 de novembro, das 14h00 às 19h00, terá início com a acolhida no largo do Carmo, em Faro, seguida de uma catequese no estilo ‘Rise Up’ da JMJ2023; e o programa prosseguirá com uma procissão Eucarística até à Sé, a “Igreja-mãe da diocese”, onde será celebrada a Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. Manuel Quintas.
A Igreja Católica está celebrando o Ano Santo de 2025, o 27.º jubileu ordinário da sua história, promovido pelo Papa Francisco, que é dedicado ao tema da esperança e que continua sob o pontificado de Leão XIV.
João Costa lembrou que do Jubileu Mundial dos Jovens, em Roma, para os jovens do Algarve e para o Ano Pastoral 2025/2026 “resulta uma experiência vivida em múltiplos níveis”, com uma experiência pessoal, “resultado do caminho de um peregrino eterno de Esperança, que sai deste Jubileu revitalizado, animado e pronto para prosseguir com um novo impulso”, além de uma experiência comunitária, “construída tanto a nível paroquial quanto diocesano, marcada por novas amizades e experiências coletivas”.
“E, por último, uma experiência de Igreja universal, onde a fé se fortalece ao contemplar o testemunho de tantas vidas diferentes, que encontram em Cristo a sua maior e mais profunda semelhança. É um privilégio vivenciar toda essa diversidade como uma riqueza desta Igreja, que em comunhão com nosso Papa Leão XIV, vibra, respira e avança”, explicou.
«Vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo» (Jo 15,27), é o tema da 40.ª Jornada Mundial da Juventude, que neste ano será celebrada a nível diocesano, na solenidade de Cristo-Rei, neste domingo, 23 de novembro; o Papa Leão XIV publicou sua primeira mensagem para os jovens no contexto da JMJ.
“A Esperança é, em primeiro lugar, o próprio Jesus, que se oferece Eucaristia após Eucaristia pela transformação da nossa miséria. É a certeza de que não estamos sozinhos nem abandonados, e apesar das tempestades, Jesus opta por estar conosco e com Ele nosso barco nunca afunda” – João Costa
Para o Ano Pastoral 2025/2026, João Costa destaca que as prioridades para a Pastoral Juvenil estão alinhadas com o caminho trienal que a Diocese do Algarve está seguindo “com um foco na Eucaristia como fonte da ação e, consequentemente, missão”.

“Através de toda a vivência juvenil proposta; na dinamização das redes sociais como espaço de evangelização e, adicionalmente, este ano, buscamos constituir o Conselho Diocesano da Juventude, para promover uma ação pastoral sinodal a partir dos jovens”, acrescentou o responsável diocesano.
A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que se realizará nos dias 27 e 28 de março de 2026, em Faro, “continuará a ser, sem dúvida, o evento central”, e, como novidade, serão destacados os encontros ‘Viveiro da Amizade’.
“A Jornada Diocesana da Juventude é o espaço privilegiado de expressão juvenil dentro da diocese. Neste ano, decidimos não realizá-la na data tradicional do Domingo de Cristo Rei, principalmente por questões operacionais e logísticas. O ‘Viveiro da Amizade’ é uma atividade promovida pela Pastoral Vocacional, em colaboração com a Pastoral Juvenil, que surge da necessidade de criar um espaço dedicado à promoção da vocação: primeiramente, a vocação batismal, base de toda vida cristã, e depois as várias vocações específicas”, detalhou João Costa.
CB/
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados