cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoPontífice chama a demolir «barreiras da intolerância e da suspeição» para combater conflitos

Pontífice chama a demolir «barreiras da intolerância e da suspeição» para combater conflitos

A missa em Istambul enfatizou os pedidos por diálogo e união Istambul, Turquia 29 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa
Pontífice chama a demolir «barreiras da intolerância e da suspeição» para combater conflitos

A missa em Istambul enfatizou os pedidos por diálogo e união

Istambul, Turquia 29 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa fez um apelo hoje, na Turquia, para a superação de estereótipos e discursos que fomentam a violência, ao presidir uma cerimônia com a minoria católica do país.

“Desejamos caminhar juntos, valorizando o que nos une, derrubando muros de preconceito e desconfiança, promovendo o entendimento e o respeito mútuo, para enviar a todos uma mensagem poderosa de esperança e um convite para se tornarem agentes de paz”, afirmou durante a homilia na missa realizada na Volkswagen Arena, em Istambul.

Utilizando o simbolismo da cidade turca, Leão XIV desafiou a comunidade católica a construir “três pontes” de união e repudiou a violência em nome da religião.

“Habitamos um mundo onde, com frequência excessiva, a religião é utilizada para justificar conflitos e atrocidades”, alertou para uma plateia de cerca de 4 mil fiéis.

A celebração incorporou várias línguas, como armênio, aramaico, turco e árabe, enfatizando a diversidade da comunidade católica e seus diversos ritos na região.

O Papa utilizou a imagem das pontes sobre o Bósforo, que ligam a Ásia e a Europa, para ilustrar os esforços para a unidade em diferentes níveis.

“Dentro da comunidade, nas relações ecumênicas com membros de outras denominações cristãs e no encontro com irmãos e irmãs de outras religiões”, detalhou.

Leão XIV sublinhou a riqueza da diversidade litúrgica na Turquia, onde coexistem tradições latinas, armênias, caldeias e sírias, e defendeu que a unidade exige atenção constante, assim como as infraestruturas físicas.

“Assim como as pontes sobre o Bósforo, ela necessita de cuidado, vigilância, manutenção, para que o passar do tempo e as adversidades não enfraqueçam suas estruturas”, declarou.

Na liturgia celebrada na véspera da festa de Santo André, padroeiro da Igreja de Constantinopla, e no início do Advento, o Papa recordou a profecia de Isaías sobre a conversão de espadas em arados.

“Quão urgente parece hoje este clamor! Que necessidade há de paz, unidade e reconciliação, à nossa volta, dentro de nós e entre nós”, exclamou.

O Papa também mencionou o legado de São João XXIII, “grande defensor e testemunha” do diálogo na Turquia, onde atuou como representante diplomático da Santa Sé, para reafirmar o compromisso ecumênico, recordando a oração compartilhada na sexta-feira, em Iznik (antiga Niceia).

“A mesma fé no Salvador nos une não apenas entre nós, mas também com todos os irmãos e irmãs de outras Igrejas cristãs”, sustentou.

A cerimônia contou com a presença de fiéis de diversas províncias, incluindo sobreviventes do terremoto de 2023 vindos de Antioquia e Hatay, em um ambiente que o vigário apostólico descreveu como “um novo cenáculo para um Pentecostes renovado”.

Ao final da celebração, o vigário apostólico de Istambul, D. Massimiliano Palinuro, expressou gratidão pela visita do Papa à “Terra Santa da Igreja”.

<p“Estamos gratos, Santo Padre, pois, como verdadeiro Pontífice, construtor de pontes, nos incentivou com palavras e exemplo a desmontar os muros da hostilidade”, declarou o responsável.

D. Massimiliano Palinuro também agradeceu pela doação de um cálice artístico e pelo presente da “casa dos peregrinos em Niceia”, um projeto iniciado pelo Papa Francisco e concluído agora como um sinal jubilar.

Neste domingo, Leão XIV finaliza sua visita à Turquia e parte para o Líbano, iniciando a segunda fase de sua primeira viagem apostólica, que começou na quinta-feira em Ancara.

OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.