cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoD. Senra Coelho aponta trabalho voluntário como edificador da cidadania e da harmonia

D. Senra Coelho aponta trabalho voluntário como edificador da cidadania e da harmonia

O arcebispo destacou a importância do Dia Internacional do Voluntariado, enfatizando a necessidade de criar ambientes de «transparência, diálogo e
<p>D. Senra Coelho aponta trabalho voluntário como edificador da cidadania e da harmonia</p>

O arcebispo destacou a importância do Dia Internacional do Voluntariado, enfatizando a necessidade de criar ambientes de «transparência, diálogo e coesão»

Évora, 06 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora salientou a relevância dos valores voltados para o voluntariado em um período em que “as fragilidades e desigualdades sociais são exploradas”, representando uma expressão “organizada” da sociedade na construção da democracia.

“O voluntariado, como uma prática estruturada da sociedade civil, exerce uma função crucial na formação de confiança e na valorização da diversidade democrática. Mobilizando cidadãos informados e comprometidos, o voluntariado contribui na afirmação de uma sociedade que respeita os princípios da dignidade, direitos humanos e do Estado de direito”, declarou D. Senra Coelho durante uma cerimônia pública de homenagem a voluntários, realizada no auditório da Fundação Eugénio de Almeida nesta sexta-feira.

A atividade que comemorou o Dia Internacional dos Voluntários, celebrado em 5 de dezembro, visou expressar gratidão e valorizar a contribuição dos voluntários, organizações colaboradoras e equipes técnicas que, ao longo do ano, têm promovido solidariedade e cidadania ativa na região, mediante o voluntariado, conforme um comunicado enviado pela arquidiocese de Évora à Agência ECCLESIA.

O líder da arquidiocese, também Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, reconheceu que estamos vivendo tempos desafiadores para a democracia, com os valores da paz ameaçados, e reforçou que “este é o momento em que a participação cidadã e voluntária se torna ainda mais relevante”, buscando “fortalecer as vias de envolvimento cívico que incentivam a transparência, o diálogo e a coesão”.

“O voluntariado é, desde sempre, uma das maneiras mais significativas de cultivar a paz, a empatia e a escuta do próximo de forma silenciosa e discreta, mas transformadora. O voluntariado é a busca ativa e a aceitação do outro, a esperança e a mobilização de vontades, e a construção de um futuro melhor, para todos. É generosidade manifestada em ação”, enfatizou.

Em 2026, será comemorado o Ano Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa das Nações Unidas.

“A Fundação Eugénio de Almeida se une a essa causa e celebrará, em 2026, essa importante data que nos convoca para a construção de um futuro melhor, reafirmando seu compromisso de capacitar e envolver mais voluntários, desenvolver novos projetos e criar espaços diversos para reflexão e pensamento crítico, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, garantiu.

LS

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.