cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoBispo de Viseu exortou a enfatizar o fundamental na existência, a conceder prioridade aos princípios humanos, morais e espirituais.

Bispo de Viseu exortou a enfatizar o fundamental na existência, a conceder prioridade aos princípios humanos, morais e espirituais.

«É fundamental erguer o presépio no íntimo de cada ser humano, em nossas famílias, na comunidade de fé e no
<p>Bispo de Viseu exortou a enfatizar «o fundamental na existência», a conceder «prioridade» aos princípios humanos, morais e espirituais.</p>

«É fundamental erguer o presépio no íntimo de cada ser humano, em nossas famílias, na comunidade de fé e no mundo» – D. António Luciano

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 26 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viseu declarou que o “Natal representa a celebração da vida e do amor”, enfatizando a importância de ressoar “o valor e a dignidade da vida humana desde a concepção até o fim natural”.

“Ao contemplarmos nosso mundo dilacerado e afetado por inúmeras guerra, injustiças, circunstâncias adversas e até mesmo a morte de inocentes, devemos proclamar o valor e a dignidade da vida humana desde a concepção até a morte natural. O respeito pela vida em todas as suas etapas como um valor sagrado e inviolável deve ser promovido e anunciado no Evangelho da Vida”, afirmou D. António Luciano durante a homilia da Missa do Dia de Natal, enviada na última sexta-feira, 26 de dezembro, à Agência ECCLESIA.

O bispo de Viseu incentivou a comunidade a viver este Natal “valorizando o que realmente importa na vida, priorizando valores humanos, éticos e espirituais”, dando menos ênfase ao consumismo e ao materialismo, “cultivando um caminho de maior proximidade com Deus e com os outros”.

“O verdadeiro espírito natalino é sempre uma celebração de fé, esperança e caridade, centrada na figura de Jesus, o Salvador do mundo.”

D. António Luciano explicou que Jesus veio ao mundo numa noite fria e sombria, “imerso em um mistério de luz e salvação”, para revelar ao mundo “o valor da vida em sua pobreza, humildade e simplicidade”, e ressaltou que “a graça recebida no batismo nos fez filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo”.

“A celebração do Natal nos convida a compartilhar a vida por meio de novas palavras, gestos de esperança e solidariedade, praticando a justiça, a verdade e o respeito pelos nossos irmãos. Jesus apareceu ao mundo como uma criança humilde e pobre, revelando-se como Salvador da humanidade”, acrescentou, sublinhando que “o Natal é a festa da vida e do amor”.

“Neste Natal, vivamos esta filiação divina na proximidade com Deus e com os irmãos, especialmente com as crianças, jovens, os menos favorecidos, os enfermos, os encarcerados, os marginalizados, os vulneráveis, os sem-teto, os perseguidos, os refugiados e os migrantes.”

De acordo com D. António Luciano, é imprescindível “erguer o presépio no coração de cada indivíduo”, dentro das famílias, na Igreja e no mundo, “com sentimentos renovados e gestos proféticos”. Ele pediu que construíssem “pontes de diálogo em proximidade”, estabelecendo novas relações fraternais e solidárias com os outros.

“Vamos compartilhar os presentes com nossos irmãos menos afortunados, o pão com os necessitados e o serviço na missão que a Igreja nos confia, pois Jesus nasceu na pobreza para nos enriquecer a todos através de sua humildade”, disse o bispo de Viseu durante a Missa do Dia de Natal, onde pediu que se tornem ‘Protagonistas da Mudança’ em suas comunidades, “anunciando ao mundo a vida de Jesus”.

O bispo de Viseu, assim como em sua Mensagem de Natal, reiterou seu convite aos cristãos e a todos de boa vontade para o encerramento solene do Ano Santo Jubilar da Esperança em sua diocese, a ser realizado na Eucaristia deste domingo, 28 de dezembro, às 15h30, na catedral, onde também celebrarão a festa da Sagrada Família.

“Oremos pela paz mundial e pelo fim das guerras em diversas nações. Imploramos ao ‘Príncipe da Paz’ o amor verdadeiro e a ternura das relações capazes de construir a ‘comunhão, a participação e a missão’. Sejamos Protagonistas da Mudança, servidores da Esperança e construtores da Paz anunciada pelo Anjo aos pastores.”

CB

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.