cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoAno Sagrado: Ordinariado Militar de Portugal festeja o Jubileu das Forças Armadas e de Segurança, em Lisboa

Ano Sagrado: Ordinariado Militar de Portugal festeja o Jubileu das Forças Armadas e de Segurança, em Lisboa

«Um dos objetivos das Forças Armadas e das Forças de Segurança é realmente transmitir esperança» – Padre Diamantino Teixeira XVII
Ano Sagrado: Ordinariado Militar de Portugal festeja o Jubileu das Forças Armadas e de Segurança, em Lisboa

«Um dos objetivos das Forças Armadas e das Forças de Segurança é realmente transmitir esperança» – Padre Diamantino Teixeira

XVII Peregrinação Militar Fátima

Lisboa, 26 de setembro de 2025 (Ecclesia) – A Diocese das Forças Armadas e de Segurança em Portugal irá comemorar seu jubileu, parte da iniciativa do Ano Santo 2025, que tem como tema a esperança, neste domingo, dia 28 de setembro, na igreja de São Francisco Xavier, em Restelo (Lisboa).

“A união de todos os homens e mulheres que aqui servem, tanto nas Forças Armadas quanto nas Forças de Segurança, que estão presentes por todo o país e também nos teatros de operações ao redor do mundo”, mencionou o vigário-geral da Diocese das Forças Armadas e de Segurança, em entrevista à Agência ECCLESIA nesta sexta-feira.

A Igreja Católica está celebrando o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da sua história, resultado da iniciativa do Papa Francisco, que escolheu o tema da esperança, continuado pelo pontificado de Leão XIV.

“Uma das atribuições das Forças Armadas e das Forças de Segurança é precisamente cultivar a esperança. Se perdemos a esperança, seja em quaisquer aspectos da nossa vida, seja na fé, sentimos um pouco de desorientação. Por isso, o papel das Forças Armadas e das Forças de Segurança é essencial”, destacou o padre Diamantino Teixeira, do Ordinariato Castrense em Portugal.

O jubileu das Forças Armadas e das Forças de Segurança será celebrado neste domingo, dia 28 de setembro, na igreja de São Francisco Xavier, em Restelo; a celebração estava originalmente prevista para o Terreiro do Paço, na Praça do Comércio, em Lisboa, mas o local foi alterado devido às “condições meteorológicas”.

“Convidamos todos que queiram se juntar a nós, nossos militares, civis, suas famílias, e veteranos de guerra. Aqueles que desejarem se juntar conosco, homens e mulheres de boa vontade, para celebrarmos exatamente este júbilo, esta alegria do nascimento de Jesus Cristo, que teve seu início um ano atrás e terá seu ápice neste Natal”, explicou o padre Diamantino Teixeira.

O vigário-geral da Diocese das Forças Armadas e de Segurança afirmou que sua missão “é a mesma missão de qualquer padre”, ou seja, serem “um sinal de Jesus Cristo”.

“Para uns, atuamos como pastores, por compartilharem de nossa fé; para outros, somos, basicamente, e apenas isso, uma representação de Jesus Cristo, uma presença da Igreja. Buscamos promover a fé, incentivar a vida cristã e espiritual, acompanhando os homens e mulheres, como aqueles que servem, em nome de um bem maior, de um ideal superior. No nosso caso, é, efetivamente, a Boa Nova de Jesus Cristo”, esclareceu o sacerdote.

O padre Diamantino Teixeira, ordenado sacerdote em 28 de junho de 1998, na Diocese de Beja, dedicou sua vida ao serviço pastoral, “com um foco especial na assistência espiritual às Forças Armadas”, e ressalta que “curiosamente, muitos jovens que entram nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança” não tiveram um desenvolvimento de fé antes e, ao serem abordados pelo capelão, “por contágio e também por interrogação pessoal, acabam se preparando, e muitos são batizados e recebem os sacramentos da Iniciação Cristã”.

“Quando entram na GNR ou na Polícia de Segurança Pública, ou quando se matriculam em nossas Academias, como o Colégio Militar, onde também já servi como capelão, e, de fato, é uma instituição de formação, uma escola do Evangelho, buscamos que isso também se reflita”, comentou no Programa ECCLESIA, desta sexta-feira, transmitido pela RTP2.

Pelo que foi relatado, o Jubileu das Forças Armadas e das Forças de Segurança incluirá uma Missa, às 10h00, celebrada pelo bispo do Ordinariato Castrense de Portugal, D. Sérgio Dinis, na igreja de São Francisco Xavier.

O padre Diamantino Teixeira destacou que a catedral da Diocese das Forças Armadas e de Segurança, a igreja da Memória, em Alcântara, “é relativamente pequena para um evento deste porte”.

HM/CB/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.