
D. Nuno Almeida sublinha a formação da Equipa Pastoral Paroquial e a criação de um Cartório comum
Bragança, 03 set 2025 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda anunciou as novas nomeações pastorais para o ano 2025/2026, englobando responsáveis por secretariados, serviços, seminários e pastoral vocacional, além de párocos e vigários paroquiais que se comprometem a “aprofundar o processo das Unidades Pastorais”.
“Todos os que foram nomeados como párocos ou vigários paroquiais assumem, conjuntamente com todos os que já exercem esta função, o compromisso de aprofundar o processo das Unidades Pastorais”, enfatiza D. Nuno Almeida no comunicado referente às nomeações, enviado à Agência ECCLESIA.
O bispo exemplifica que o aprofundamento das Unidades Pastorais será promovido pela formação da Equipa Pastoral Paroquial, que permitirá a constituição do Conselho Pastoral da Unidade, e pela implementação de um Cartório comum na sede da Unidade Pastoral.
O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil contará com um novo diretor, sendo o padre João Paulo Pereira, da Congregação dos Padres Marianos (MIC), escolhido para liderar a Pastoral Juvenil; o sacerdote, que acompanhou um grupo ao Jubileu dos Jovens, irá formar “uma nova equipe de trabalho e manter em funcionamento” o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil.
D. Nuno Almeida também reforçou as equipas do Seminário em Família e da Pastoral Vocacional, reconhecendo a “urgência vocacional” presente na diocese, que deve ser priorizada na ação pastoral, nomeando o padre Nelson Dias do Vale para integrar a equipa do Seminário em Família e Pastoral Vocacional, “para construir conexões entre a Pastoral Vocacional, EMRC, Catequese e Acólitos”.
O bispo de Bragança-Miranda ressaltou a “importância cultural” do Órgão Sinfónico da catedral, ressaltando a necessidade de que “surja e cresça uma Liga de Amigos”, nomeando o padre Octávio Sobrinho Alves como líder da Liga de Amigos do Órgão da Catedral.
Nas recentes nomeações pastorais para a diocese de Trás-os-Montes, também se observa um grupo diverso de indivíduos de distintas vocações – sete padres, uma educadora e um diácono – que estão prontos para “abraçar percursos formativos” que resultarão em “frutos positivos e abundantes” para esta comunidade eclesial.
“As complexidades da vida pessoal, familiar e social estão a exigir uma formação mais eficaz e abrangente”, menciona D. Nuno Almeida, o 45º bispo da diocese, convidando todos os sacerdotes e diáconos a elaborarem um “plano individual de formação” (PIF).
Até 2026, a Diocese de Bragança-Miranda está imersa em um triénio cujo projeto pastoral se intitula: ‘Caminhar juntos para sermos uma Igreja sinodal de todos e para todos. Peregrinar unidos para anunciar, celebrar e testemunhar a alegria e a esperança do Evangelho’.
A área abrangida por esta diocese no nordeste de Portugal corresponde ao Distrito de Bragança, e desde o dia 16 de junho de 2012, as paróquias foram reestruturadas em Unidades Pastorais, atualmente totalizando 18, com o número de arciprestados reduzido de 12 para apenas quatro.
CB/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados