cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoBispos Endereçam Leão XIV para Manifestar Inquietação com Condição dos Imigrantes e Liberdade Religiosa

Bispos Endereçam Leão XIV para Manifestar Inquietação com Condição dos Imigrantes e Liberdade Religiosa

A Conferência Episcopal dos Estados Unidos manifesta oposição a cenários de "intimidação" e critica a "cultura do medo" “Alligator Alcatraz”,
Bispos Endereçam Leão XIV para Manifestar Inquietação com Condição dos Imigrantes e Liberdade Religiosa

A Conferência Episcopal dos Estados Unidos manifesta oposição a cenários de “intimidação” e critica a “cultura do medo”

“Alligator Alcatraz”, centro de acolhimento de migrantes em Ochopee, Florida.

Baltimore, EUA, 12 de novembro de 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB) enviou uma comunicação ao Papa expressando sua preocupação com a realidade dos migrantes e a liberdade religiosa no país.

“Santo Padre, esteja ciente de que os bispos americanos, unidos em nossas apreensões, prosseguirão no apoio aos migrantes e na defesa do direito de todos a exercerem sua fé sem medo”, enfatiza a mensagem divulgada na terça-feira, durante a plenária da USCCB.

“Defendemos fronteiras seguras e ordenadas, assim como a atuação das autoridades diante de atividades criminosas perigosas, mas não podemos ficar em silêncio neste cenário desafiador, enquanto o direito à liberdade religiosa e o devido processo legal estão sendo ameaçados”, afirmam os bispos católicos norte-americanos.

No dia 4 de novembro, ao deixar sua residência de verão em Castel Gandolfo, o Papa foi abordado por jornalistas sobre a situação em Chicago, sua cidade natal, onde as autoridades proibiram padres católicos de distribuir a comunhão aos migrantes detidos.

“Muitas pessoas que viveram muitos anos sem causar problemas foram profundamente impactadas pela situação atual”, lamentou Leão XIV, convidando a todos a respeitar as “necessidades espirituais” das pessoas encarceradas.

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos se apresenta ao Papa “em comunhão” com essas preocupações, sublinhando que a “caridade, que é o verdadeiro amor a Deus e ao próximo”, é um componente essencial da fé cristã.

A carta critica uma “cultura de medo” que afeta os “irmãos e irmãs migrantes”, fazendo com que muitos hesitem em “sair de casa e até frequentar a igreja, temendo serem alvo de assédios ou detenções aleatórias”.

Entre os desafios mencionados, os bispos norte-americanos citam “o cerceamento e egoísmo do individualismo”, “a polarização, hostilidade e violência política”, além das “constantes ameaças à vida e dignidade de cada ser humano, especialmente dos vulneráveis, idosos e fetos”.

A assembleia plenária da USCCB ocorre de 10 a 13 de novembro em Baltimore.

OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.