
A Conferência Episcopal dos Estados Unidos manifesta oposição a cenários de “intimidação” e critica a “cultura do medo”
Baltimore, EUA, 12 de novembro de 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB) enviou uma comunicação ao Papa expressando sua preocupação com a realidade dos migrantes e a liberdade religiosa no país.
“Santo Padre, esteja ciente de que os bispos americanos, unidos em nossas apreensões, prosseguirão no apoio aos migrantes e na defesa do direito de todos a exercerem sua fé sem medo”, enfatiza a mensagem divulgada na terça-feira, durante a plenária da USCCB.
“Defendemos fronteiras seguras e ordenadas, assim como a atuação das autoridades diante de atividades criminosas perigosas, mas não podemos ficar em silêncio neste cenário desafiador, enquanto o direito à liberdade religiosa e o devido processo legal estão sendo ameaçados”, afirmam os bispos católicos norte-americanos.
No dia 4 de novembro, ao deixar sua residência de verão em Castel Gandolfo, o Papa foi abordado por jornalistas sobre a situação em Chicago, sua cidade natal, onde as autoridades proibiram padres católicos de distribuir a comunhão aos migrantes detidos.
“Muitas pessoas que viveram muitos anos sem causar problemas foram profundamente impactadas pela situação atual”, lamentou Leão XIV, convidando a todos a respeitar as “necessidades espirituais” das pessoas encarceradas.
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos se apresenta ao Papa “em comunhão” com essas preocupações, sublinhando que a “caridade, que é o verdadeiro amor a Deus e ao próximo”, é um componente essencial da fé cristã.
A carta critica uma “cultura de medo” que afeta os “irmãos e irmãs migrantes”, fazendo com que muitos hesitem em “sair de casa e até frequentar a igreja, temendo serem alvo de assédios ou detenções aleatórias”.
Entre os desafios mencionados, os bispos norte-americanos citam “o cerceamento e egoísmo do individualismo”, “a polarização, hostilidade e violência política”, além das “constantes ameaças à vida e dignidade de cada ser humano, especialmente dos vulneráveis, idosos e fetos”.
A assembleia plenária da USCCB ocorre de 10 a 13 de novembro em Baltimore.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados