cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoComédia ilustra a existência de Santa Teresinha do Menino Jesus, que ‘apenas desejou ser minúscula’ (c/fotos)

Comédia ilustra a existência de Santa Teresinha do Menino Jesus, que ‘apenas desejou ser minúscula’ (c/fotos)

Atores, a encenadora e o diretor musical compartilham suas experiências durante os ensaios do espetáculo que será apresentado nos dias
Comédia ilustra a existência de Santa Teresinha do Menino Jesus, que ‘apenas desejou ser minúscula’ (c/fotos)

Atores, a encenadora e o diretor musical compartilham suas experiências durante os ensaios do espetáculo que será apresentado nos dias 12, 13, 14 de setembro, em Lisboa, e no dia 30 do mesmo mês, no Porto.

Lisboa, 03 set 2025 – Um grupo de 24 artistas está em processo de ensaio do musical “Thérèse Martin”, que terá sua estreia em Lisboa no dia 12 de setembro, e que retrata a vida desta santa francesa, desde seu relacionamento com seus pais e irmãs até sua entrada no Carmelo e sua morte precoce.

“Com certeza, muitas pessoas que assistirão [ao espetáculo] não conhecem bem [Santa Teresinha] e passarão a conhecê-la, pois a narrativa é contada de forma realmente envolvente”, declarou Catarina Marques Ramos, uma das atrizes, em comentários à Agência ECCLESIA durante o ensaio desta terça-feira, no Centro Social Paroquial de São João de Brito, em Alvalade.

A equipe de atores se reúne desde 14 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, para ensaiar o show que será apresentado este mês no Teatro Camões, em Lisboa, e no Coliseu do Porto.

“São cerca de sete horas de ensaio. É intenso, mas muito gratificante. Concentramos nossos esforços em aprimorar os detalhes para, quando realizarmos o espetáculo completo, termos algo mais coeso e dinâmico”, ressaltou a atriz Margarida Martins.

Produzido pela Ordem dos Padres Carmelitas Descalços em Portugal, o espetáculo aborda a trajetória de Santa Teresinha do Menino Jesus, nascida em 1873 em Alençon, França, que entrou para o convento aos 15 anos e se tornou carmelita. A história se baseia em seus manuscritos.

“Teresinha foi uma grande fonte de inspiração, pois deixou muitas obras escritas. Seus escritos incluem autobiografias, poesias, peças teatrais, orações e cartas”, explicou a encenadora Matilde Trocado.

O principal desafio foi “decidir o que incluir e o que deixar de fora” na narrativa da vida de Thérèse Martin, além de “captar a essência e encontrar a voz de Teresinha com sinceridade e simplicidade”, destacou a encenadora, que antes do projeto tinha pouco conhecimento sobre a vida da monja, que faleceu aos 24 anos, e que agora considera uma amiga íntima.

“Os contrastes na vida de Teresinha me intrigam. Uma pessoa que viveu tão brevemente e teve um impacto tão imenso no mundo, com uma devoção incrível. Ela desejou ser pequena, e hoje é uma figura grandiosa. Algo fascinante”, sublinhou.

A atriz Patrícia Duarte destaca a rica vida de Teresinha que, embora breve, foi “repleta de amor”, um sentimento que considera comum a todas as personagens do musical.

Com um conhecimento mais profundo sobre a vida da santa, Matilde Trocado descreve Thérèse Martin em duas palavras: “confiança”, por viver sua vida plena de fé em Deus, e “amor”.

“Ler sobre Santa Teresinha é quase uma aula sobre o amor. E, por isso, acredito que o mundo precisa disso”, enfatizou.

A atriz Margarida Martins menciona a “maturidade excepcional para sua idade” e a “inteligência emocional significativa” que caracterizam essa figura, reconhecida pela UNESCO como uma das mais influentes na história contemporânea.

“Ela vivia em amor e desejava o bem dos outros, pois seu maior anseio era ir ao céu, mas continuando a trabalhar e ajudar aqueles na Terra, um altruísmo notável”, afirmou.

Patrícia Duarte acrescenta que Teresa de Lisieux era “uma eterna criança, muito curiosa e cheia de vida”, uma figura “pequenina”, mas que se revela “imensa” em impacto.

O musical “Thérèse Martin” é protagonizado por Margarida Martins, de 26 anos, que dá vida à personagem de Santa Teresinha do Menino Jesus, papel que obteve através de uma audição.

A jovem compartilha que “não tinha um conhecimento profundo” da figura que estava prestes a interpretar, mas ficou ciente de que, logo no início, antes da distribuição de papéis, foi fornecida uma vasta bibliografia aos atores.

“Pesquisei o máximo que pude sobre ela, sua origem e as pessoas que a cercavam, tanto na infância quanto durante sua vida no Carmelo, pois há uma abundância de materiais sobre ela e essas influências”, relata.

Por outro lado, a atriz Catarina Marques Ramos representa Celina, uma das irmãs de Teresa de Lisieux, cujo papel exigiu que ela também pesquisasse sobre esta “família muito religiosa”.

“Celina foi a última a ingressar no convento. Com a saúde do pai deteriorando, ela e Leónia cuidaram dele até sua morte. Ela era artista e enfrentava um dilema entre seguir as artes ou entrar para o Carmelo, decidiu, então, escolher a vida de oração junto às irmãs”, descreve.

O espetáculo é acompanhado por uma orquestra composta por 13 músicos que tocam instrumentos como piano, flauta, oboé, violino, violoncelo, guitarra, bateria, viola d’arco, trompa, clarinete, contrabaixo e trombone, sob a direção musical de António Andrade Santos.

“Matilde Trocado me convidou para compor as músicas do musical, partindo de uma proposta interessante: nos basearmos na inspiração dos compositores impressionistas, como Ravel, Satie e Debussy”, relata.

António Andrade Santos menciona que a busca pela “estética” do musical foi desafiadora, ao tentar unir “o novo e o antigo”.

Com a estreia do teatro musical “Thérèse Martin” se aproximando, o compositor espera que isso incentive as pessoas a lerem mais sobre Santa Teresinha.

“Espero que [o espetáculo] desperte a curiosidade das pessoas. Que, após assistirem, sintam vontade de ler a ‘História de uma Alma’ e conhecerem melhor Teresinha, desejando se aproximar dela”, almeja Matilde Trocado.

Osingressos para a apresentação do musical “Thérèse Martin” estão disponíveis para compra no site www.musicaltheresemartin.pt.

LJ/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.