cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoEncontro de Mobilidades” une líderes religiosos em Portugal para discutir a questão migratória no território.

Encontro de Mobilidades” une líderes religiosos em Portugal para discutir a questão migratória no território.

Fátima, 15 de novembro de 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promove, hoje, entre as 10h00 e as
Lisboa e Fátima acolhem o XVI Congresso de Prelados das Nações de Língua Portuguesa

Fátima, 15 de novembro de 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promove, hoje, entre as 10h00 e as 17h00, em Fátima, um «Fórum sobre Migrações», com a finalidade de conscientizar e capacitar as comunidades cristãs acerca da realidade migratória e contribuir para a discussão desse tema dentro da Igreja e na sociedade em geral.

Este encontro destina-se aos bispos portugueses, a representantes das dioceses que estão envolvidas na dinâmica das migrações, aos órgãos nacionais da Conferência Episcopal Portuguesa, e às ordens religiosas que atuam nesta área.

A cerimónia de abertura será conduzida pelo presidente da Conferência Episcopal, D. José Ornelas, e incluirá uma mensagem em vídeo do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Na parte da manhã, após uma introdução de sensibilização conduzida pelos organismos nacionais que trabalham na área das migrações – Cáritas Portuguesa, Comissão Nacional de Justiça e Paz e Obra Católica Portuguesa de Migrações – os participantes são convidados a “examinar a realidade em Portugal e a refletir sobre a implementação, nas comunidades, das diretrizes para uma pastoral intercultural que, reconhecendo os desafios, visa criar um ambiente de acolhimento, respeito e integração, valorizando a diversidade como uma oportunidade de enriquecimento espiritual e comunitário”, segundo uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Durante a tarde, Rui Marques, ex-Alto-Comissário para a Imigração e membro do Consenso Imigração, e Pedro Góis, diretor científico do Observatório das Migrações, estarão presentes para auxiliar os participantes “a refletir sobre a legislação e as ações da sociedade em geral sobre este assunto”.

Após um diálogo entre os participantes e os conferencistas e a apresentação das conclusões, o evento será encerrado com as palavras do presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina.

“Estamos cientes do impacto que o aumento do número de migrantes tem na sociedade portuguesa, que desafia nossa capacidade de acolher e integrar, mas também se apresenta como uma oportunidade para construirmos, juntos, uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, onde ninguém seja excluído ou marginalizado. Um migrante é um irmão e não uma ameaça.” (D. José Ornelas, discurso de abertura da 212.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa)

Os meios de comunicação são convidados para a Conferência de Imprensa, às 17h30 no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, com a presença do presidente da Conferência Episcopal, D. José Ornelas; do presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina; e da diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, Eugénia Quaresma.

LFS

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.