cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoFaleceu Ana Jorge, Ex

Faleceu Ana Jorge, Ex

Professora na área de História da Igreja, conduziu «com excepcional dedicação e compromisso a gestão da Faculdade de Teologia entre
<p>Faleceu Ana Jorge, Ex

Professora na área de História da Igreja, conduziu «com excepcional dedicação e compromisso a gestão da Faculdade de Teologia entre 2018 e 2025», conforme comunicado do Patriarcado de Lisboa.

Lisboa, 02 de dezembro de 2025 (Ecclesia) – Faleceu hoje Ana Jorge, ex-diretora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), conforme anunciou o Patriarcado de Lisboa em um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“O Patriarca de Lisboa recebeu com grande tristeza a notícia do falecimento da Professora Ana Maria Jorge, uma personalidade marcante na vida académica da Universidade Católica Portuguesa. Auxiliar do Apostolado, foi um exemplo claro do envolvimento dos leigos com a vida e a missão da Igreja”, afirma o comunicado.

Com doutorado em História da Igreja, Ana Jorge “dedicou largas décadas ao ensino, pesquisa e serviço à Igreja, exercendo com excepcional competência e um forte sentido de missão a direção da Faculdade de Teologia entre 2018 e 2025”.

Durante seu mandato, implementou mudanças significativas e ajudou a elevar o debate teológico no contexto público, acreditando que a fé enriquece a compreensão do mundo e abre novos horizontes de significado para a sociedade contemporânea.”

“O seu pensamento rigoroso, a habilidade para o diálogo e seu habitual espírito de comunidade deixarão uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conviver com ela”, complementa o comunicado.

A Faculdade de Teologia expressou também “profunda tristeza” pela morte da ex-diretora, afirmando que “sua ausência gera um espaço vazio” na “comunidade acadêmica e eclesial, em todos que com ela estudaram, colaboraram e caminharam a serviço da missão universitária da Igreja.”

“Ao longo dos anos, a Prof. Doutora Ana Jorge destacou-se por sua generosa e discreta dedicação à Faculdade de Teologia, assumindo responsabilidades exigentes com um elevado sentido de serviço e corresponsabilidade”, detalha o comunicado divulgado no site da Faculdade de Teologia.

Sua alegria cristã, serena e contagiante, moldava o cotidiano das relações acadêmicas e pessoais, promovendo um ambiente de proximidade e confiança. Em tempos de maiores desafios ou incertezas, sua capacidade de ouvir, discernir com tranquilidade e oferecer apoio firme fazia dela uma presença que gerava esperança, inspirando todos a darem o melhor de si, incluindo docentes, estudantes e equipe administrativa.”

Em solidariedade “com a dor da família e amigos, dos colegas, alunos e de toda a comunidade acadêmica”, o Patriarca de Lisboa assegura “proximidade espiritual, elevando orações ao Senhor com confiança”.

Ana Maria Jorge obteve seu doutorado em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, em 1998, com a tese “O Episcopado da Lusitânia durante a Antiguidade Tardia”, e graduou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1986. Era académica Correspondente da Academia Portuguesa de História, membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e da Sociedade Científica da UCP.

Desde 1995, Ana Jorge foi docente de História da Igreja na UCP; integrou a direção da Faculdade de Teologia de 1996 a 2004 e de 2011 a 2017, sendo designada diretora em 2018.

Membro do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP desde 1987, a pesquisadora foi parte da direção como vogal de 1995 a 2001, diretora-adjunta de 2001 a 2006 e diretora de 2007 a 2010.

Ana Jorge lecionou disciplinas de História da Igreja, História do Cristianismo e metodologia; foi coordenadora do mestrado em Estudos da Religião e diretora da revista ‘Lusitania Sacra’, de 2007 a 2010.

PR

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.