cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligião«Geração Y» Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, aliado dos necessitados, são os primeiros santos do papado de Leão XIV (atualizado)

«Geração Y» Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, aliado dos necessitados, são os primeiros santos do papado de Leão XIV (atualizado)

O Papa canonizou jovens italianos, destacando a devoção à Eucaristia e a solidariedade com os mais carentes Cidade do Vaticano,
«Geração Y» Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, aliado dos necessitados, são os primeiros santos do papado de Leão XIV (atualizado)

O Papa canonizou jovens italianos, destacando a devoção à Eucaristia e a solidariedade com os mais carentes

Cidade do Vaticano, 07 set 2025 (Ecclesia) – Hoje, o Papa Leão XIV conduziu a primeira canonização de seu pontificado, declarando santos o jovem Pier Giorgio Frassati e o adolescente Carlo Acutis, na Praça de São Pedro.

“Queridos irmãos e irmãs, hoje é um dia de grande festividade para toda a Itália, para a Igreja e para o mundo! Antes de iniciarmos a solene cerimônia da canonização, quero saudar e dizer algumas palavras a todos vocês, pois, embora a celebração seja muito solene, é também um dia de intensa alegria”, declarou o Papa antes da Missa, para os peregrinos que se reuniram no Vaticano.

Leão XIV fez uma menção especial aos “muitos jovens” que se juntaram a esta Missa.

“É realmente uma bênção do Senhor estarmos aqui juntos com todos vocês que vieram de diferentes países. É um presente da fé que queremos compartilhar”, destacou.

Prometendo percorrer a multidão em papamóvel ao final da celebração, o pontífice cumprimentou os familiares dos novos santos, as delegações oficiais e os diversos movimentos presentes.

“Vamos nos preparar para esta celebração litúrgica com oração, com corações abertos, desejando verdadeiramente receber esta graça do Senhor. Todos sentimos no coração o mesmo amor que Pedro Jorge e Carlos viveram: um amor por Jesus Cristo, especialmente na Eucaristia, assim como pelos pobres, nossos irmãos e irmãs. Todos nós somos chamados à santidade. Que Deus abençoe todos vocês”, encerrou, perante dezenas de milhares de fiéis que chegaram ao local desde as primeiras horas da manhã, portando cartazes e bandeiras de várias nações.

A canonização é a confirmação, pela Igreja Católica, de que um fiel católico é digno de veneração pública universal e é apresentado aos fiéis como intercessor e exemplo de santidade.

Este ato é prerrogativa da Santa Sé, desde o século XII, sendo o Papa responsável por inscrever os novos santos no cânone.

Logo após o início da Missa, o cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, acompanhado pelos postuladores dos jovens beatos, solicitou formalmente que sejam registrados no “álbum dos Santos”.

“Em honra da Santíssima Trindade, para a exaltação da fé católica e a promoção da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após longa reflexão, invocando repetidamente a ajuda divina e ouvindo a opinião dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como santos os beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, inscrevendo-os no Álbum dos Santos e determinando que em toda a Igreja sejam venerados devotamente entre os Santos”, proferiu a fórmula de canonização em latim Leão XIV.

As relíquias dos dois novos santos foram colocadas junto ao altar, com as respectivas relíquias.

O Missal utilizado para a celebração traz a biografia dos novos santos.

“Carlo Acutis é o primeiro santo da geração millennial. Ele nasceu em Londres (Reino Unido) no dia 3 de maio de 1991. Naquela época, seus pais, de origem italiana, residiam em Londres, onde seu pai trabalhava”, começa o texto sobre o adolescente que, com poucos meses de vida, retornou a Milão, onde frequentou a escola primária.

O Vaticano ressalta que “na vida de Carlo, sempre houve sinais concretos de sua ligação profunda com a Eucaristia: a participação diária na missa ou a ‘comunhão espiritual’ nos dias em que estava ocupado com a escola, os pequenos sacrifícios feitos em reparação às faltas de amor a Jesus Eucaristia e as histórias compartilhadas com amigos.”

“É célebre a sua frase: ‘A Eucaristia é a minha estrada para o Céu’”, acrescenta a biografia.

O documento destaca também seu uso da tecnologia, que utilizou para promover a oração do Rosário.

Carlo era um adolescente bondoso, alegre e sorridente. Ele não escondia sua fé e amor por Jesus. Sempre se preocupava em ajudar colegas de escola em dificuldades e, em seu bairro, auxiliava com amizade e parte de sua mesada os necessitados que pediam ajuda.”

A nota sublinha o “carisma franciscano da alegria, contemplação e respeito pela criação, a busca pela paz e a doação a aqueles que mais necessitam”, que marcaram a vida do adolescente, que em outubro de 2006 recebeu a notícia de uma forma agressiva de leucemia, vindo a falecer poucos dias depois, aos 15 anos.

O Papa Francisco reconheceu um primeiro milagre, ocorrido na Arquidiocese de Campo Grande (Brasil), em 2013, por intercessão de Carlo, o que possibilitou sua beatificação em 10 de outubro de 2020, na basílica de São Francisco em Assis.

O reconhecimento de um segundo milagre, ocorrido em Florença, em 2022, abriu o caminho para sua canonização.

Pier Giorgio Frassati foi canonizado cem anos após sua morte, ocorrida em 4 de julho de 1925.

O novo santo nasceu em Turim em 6 de abril de 1901, “filho de uma das famílias burguesas mais influentes” da cidade italiana.

“Sua profunda fé alimentava-se da Eucaristia diária, da oração e da confissão frequente”, lembra o Vaticano.

Frassati estava ligado às Conferências Vicentinas e “passava a maior parte do seu tempo livre visitando famílias carentes, sacrificando seu dinheiro para ajudar os mais necessitados”.

“Com um temperamento alegre e expansivo, viveu no ambiente universitário a importância da amizade e da proximidade com todos, sem receio de expressar sua fé”, integrando a Juventude Católica e recebendo o hábito da Ordem Terceira Dominicana.

O Vaticano destaca que, durante os anos do fascismo, o novo santo “sofreu diversas consequências por seu envolvimento na associação católica e por pertencer ao Partido Popular”.

No final de junho de 1925, surgiram os sintomas da poliomielite fulminante que, em poucos dias, resultaram em perda de apetite e de movimentação.

“Antes de entrar em coma e falecer, recebeu os últimos sacramentos da fé. Muitas pessoas compareceram ao seu funeral e na sua despedida”, conclui o texto.

Sua beatificação foi presidida por São João Paulo II, em 20 de maio de 1990, na Praça de São Pedro; em 2024, o Papa Francisco reconheceu um milagre atribuído à intercessão de Pier Giorgio Frassati, nos Estados Unidos.

O cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, enfatizou ao portal do Vaticano a relevância de canonizar Pier Giorgio Frassati (1901-1925) e Carlo Acutis (1991-2006), apresentados como exemplos de santidade para as novas gerações.

“Existem santos que, como afirmava a mística Madeleine Delbrêl, se desenvolvem em ambientes religiosos, são consagrados. Outros, como Acutis e Frassati, viveram no mundo, sendo os santos da rua”, precisou.

OC

Notícia atualizada às 09h25 de 07.09.2025

Durante o pontificado de Francisco (2013-2025), foram canonizados, entre outros, Francisco e Jacinta Marto, os pastorinhos de Fátima; D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), arcebispo de Braga; o sacerdote português Ambrósio Francisco Ferro, morto no Brasil a 3 de outubro de 1645 durante perseguições anticatólicas; o padre José Vaz, nascido em Goa, que foi santificado no Sri Lanka; e José de Anchieta, que se dedicou à evangelização do Brasil.

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.