
“Adotamos uma postura receptiva, esperando ouvir experiências de outros lugares e realidades” – Professor António Cordeiro
Vaticano, 30 de outubro de 2025 (Ecclesia) – A representação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) no Jubileu do Mundo Educativo, realizado no Vaticano, participará desta atividade com “uma postura receptiva, aguardando ouvir experiências de outros lugares e realidades”, entre hoje e o domingo, dia 2 de novembro.
“Estamos aqui para nos encontrarmos com o Santo Padre e dar significado e vida à nossa missão educacional. Como educadores de EMRC, de escolas católicas e outros formadores, queremos ser referências em nossas instituições e criar novos caminhos de Esperança”, afirmou Fernando Moita, secretário da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), em comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) da CEP.
O SNEC informa que a delegação portuguesa é composta por 46 educadores, representando “todas as dioceses”, diretores diocesanos e a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC).
Esses participantes, denominados ‘Constelação SNEC’, se unirão a “outras constelações” educacionais para vivenciar “dias de esperança”, entre quinta-feira, 30 de outubro, e domingo, 2 de novembro.
“Adotamos uma postura receptiva, aguardando ouvir experiências de outros lugares e realidades”, explicou o coordenador do Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do SNEC.
Segundo António Cordeiro, a presença portuguesa no Jubileu do Mundo Educativo visa promover uma visão holística da educação, integrando “razão, emoção e ação”, e promovendo uma prática educativa “inovadora, complementar e rica em colaboração”.
Uma parte da comitiva do SNEC será recebida na Embaixada de Portugal junto à Santa Sé, nesta quinta-feira, ao final do dia. De acordo com o programa geral do jubileu, os educadores nacionais visitarão os diferentes espaços da ‘Aldeia da Educação’, destacando-se um encontro e uma celebração com o Papa Leão XIV, que ocorrerá nesta sexta-feira, 31 de outubro, na Aula Paulo VI, e a Eucaristia para o mundo educativo, que será realizada no dia 1 de novembro, na Basílica de São Pedro.
O Papa Leão XIV irá proclamar São John Henry Newman (1801-1890) como doutor da Igreja durante o Jubileu da Educação, um cardeal inglês que foi convertido do Anglicanismo e é considerado uma referência eclesial no século XIX, neste sábado, 1 de novembro.
Para António Cordeiro, coordenador do Departamento de EMRC do SNEC, o cardeal Newman, co-padroeiro da Educação, simboliza “a importância do encontro entre cultura e fé, centrado no coração”: “Corações unidos com o desejo de servir geram criatividade”.
|
A Universidade Católica Portuguesa está presente no Jubileu do Mundo Educativo no Vaticano com uma delegação de 80 pessoas, incluindo alunos, alumni, a equipe reitoral, docentes e colaboradores, envolvidos em várias iniciativas deste evento que reúne participantes de todo o globo para refletir sobre o papel da educação na sociedade contemporânea. Nesse contexto, acontece hoje o congresso internacional “Constelações Educacionais – Um Pacto com o futuro”, abordando os desafios da educação frente às novas configurações culturais e tecnológicas, no qual diversos membros da Universidade participarão. Isabel Capeloa Gil, reitora da Católica, moderará uma conversa com Jon Fosse, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2023. Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, apresentará a primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas, um novo projeto do Vaticano, para o qual foi selecionado como curador. Outra iniciativa do Jubileu do Mundo Educativo é a “Aldeia da Educação”, situada em torno da Praça de São Pedro, que servirá como um espaço de encontro para saberes e experiências educacionais, incluindo um stand institucional da Universidade Católica Portuguesa. |
O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), representando os bispos de Portugal, enviou uma mensagem aos educadores portugueses que participarão deste momento jubilar, desejando que “aproveitem o encontro com o Papa e com toda a Igreja” para expressar gratidão pela “alegria que é estar envolvido com a educação”.
“Uma iniciativa desse tipo é uma peregrinação, o que implica retornar às origens, à cidade de Pedro, para reencontrar-se com o que é essencial na fé e na missão. Por isso, é fundamental fortalecer a comunhão, pois ninguém atua sozinho, e que tudo seja experimentado, vivido e celebrado para que possa ser útil para os outros”, afirmou D. António Augusto Azevedo, que não participará do Jubileu do Mundo Educativo no Vaticano.
O presidente da CEECDF desafiou a delegação portuguesa a voltar de Roma com “uma renovada esperança e uma disposição mais aberta e receptiva” para dar continuidade à missão no campo da educação “com alegria”.
A ‘Constelação SNEC’ de educadores portugueses inclui a participação do bispo D. Manuel Felício, membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
CB/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados