cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoGuarda: Cume metamorfoseia

Guarda: Cume metamorfoseia

Iniciativa criada há 13 anos é realizada por toda a comunidade, atrai visitantes e contraria a migração de uma localidade
<p>Guarda: Cume metamorfoseia

Iniciativa criada há 13 anos é realizada por toda a comunidade, atrai visitantes e contraria a migração de uma localidade onde atualmente residem 95 pessoas

Cabeça, 24 de dezembro de 2025 – A vila de Cabeça, localizada na diocese da Guarda, tem se transformado há 13 anos em uma «Aldeia Natal» mediante um projeto coletivo que é desenvolvido anualmente com “os recursos que a natureza oferece”.

“As decorações são feitas com aquilo que a serra verdejante nos proporciona, cercando a aldeia com sua beleza natural: galhos de pinheiros, sobras de árvores, musgo, parreiras, caroços de milho, pinho e lã de ovelha, tudo coletado na serra e utilizado de forma criativa para as decorações”, explica à Agência ECCLESIA a irmã Lurdes Lage.

Natural de Cabeça, ela conheceu a Liga dos Servos de Jesus, uma instituição com um século de história na Diocese da Guarda, mas retornou à Cabeça em 2020 e desde então tem acompanhado a realização da «Aldeia Natal».

“O projeto foi idealizado há 13 anos com o intuito de combater o esvaziamento da aldeia, que atualmente conta com 95 moradores. A ideia de transformar este local em um centro natalício criou um atrativo que atrai muitas pessoas que descobriram este espaço”, relata.

A montagem da ‘aldeia’ começa em outubro, quando “as crianças” vão à serra para coletar materiais que “a natureza fornece”; tudo é reunido em um armazém e os mais jovens “se aquecem contra o frio enquanto se reúnem para fazer as decorações”.

Paula Dias, residente da aldeia de Cabeça, relata a “alegria” que a população local sente com a proximidade da inauguração da «Aldeia Natal».

“Os moradores adoram receber. Embora pudessem se sentir incomodados pela movimentação, eles se mostram felizes e satisfeitos em acolher visitantes, porque isso traz nova vitalidade para os que aqui vivem, proporcionando um dinamismo para a aldeia”, menciona.

A “base dos materiais permanece a mesma a cada ano”, mas o projeto se adapta “ao que a natureza disponibiliza”.

No “Natal autêntico de Cabeça”, encontramos “árvores de Natal, guirlandas e todos os enfeites, elaborados pelos locais com muita criatividade e talento”, unindo a comunidade na criação das decorações.

O projeto da «Aldeia Natal» atrai turistas interessados em conhecer os sabores locais e promove a divulgação dos produtos regionais.

“Uma pequena loja oferece produtos típicos, como licores e outras bebidas; outra vende cestos; uma terceira, artesanato em madeira; e outra, doces ou pães. Tudo é comercializado nesta época do ano, e o mercadinho de Natal traz muita vida à aldeia”, ressalta a irmã Lurdes Lage.

Os 95 moradores da aldeia de Cabeça mantêm suas tradições religiosas, auxiliadas pela irmã Lurdes na ausência do padre.

“Aqui, há a tradicional Missa do Galo celebrada pelo padre, além da fogueira, o famoso Madeiro, que ocorre perto da igreja, onde as pessoas se reúnem após a missa para conviver ao redor do fogo”, informa.

Na aldeia, onde “não há Pai Natal”, mas se busca celebrar “o verdadeiro e autêntico Natal”, as famílias reúnem-se à mesa para desfrutar do “tradicional bacalhau com batatas, broas, arroz doce, rabanadas e filhoses”.

A «Aldeia Natal de Cabeça» estará aberta para visitas até o dia 1 de janeiro. A cobertura deste evento pode ser acompanhada no programa ECCLESIA na RTP2, às 15h, na véspera de Natal, 24 de dezembro.

HM/LS

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.